Atividade lúdica em escola ensina a enfrentar a dengue

08/05/2015

Autor: -

Como parte das ações de mobilização contra a dengue, o programa ‘Minha Escola na Sanasa’ levou nesta sexta-feira, 8 de maio, a peça A Vida Bem Tratada aos alunos da EMEF Professora Elza Maria Pelegrini de Aguiar, no Parque Dom Pedro. De uma maneira lúdica e interativa, crianças do ensino fundamental aprenderam como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e ainda os hábitos conscientes quanto ao uso racional da água e ao descarte correto do lixo.

Para a diretora da escola, Silmara Lima, o teatro e as outras atividades que vêm sendo desenvolvidas, como confecção de maquetes e cartazes, são importantes porque alertam, de forma educativa, os riscos da dengue. “As crianças conseguiram compreender a mensagem e ficaram fascinadas com o teatro. Eles ainda atuam como multiplicadores da informação”, destacou a diretora.

A pequena Sabrina Camargo, de 6 anos, gostou do apresentação e aprendeu com os personagens. “Não pode deixar água parada para não juntar o mosquito da dengue”, disse Sabrina. O Wesley Real, de 10 anos, conhece várias pessoas próximas que tiveram a doença e achou interessante a atuação do grupo.

Esta ação faz parte do projeto "Prevenção Nota 10 – Dengue Nota 0", idealizado pela Prefeitura de Campinas, e conta com a participação das secretarias municipais e da Sanasa. “O teatro é a contribuição educativa da Sanasa no projeto”, explicou a coordenadora do Grupo de Enfrentamento à Dengue, Ana Carina Galassi, que representa a empresa de saneamento do Comitê Gestor Municipal. Neste sábado, 9 de maio, na mesma escola haverá o dia D, com atividades intersetoriais, que vêm sendo executadas durante toda a semana, para integrar a população.

Criadouro em cena

Criançada interage com personagens