Mário Gatti faz oficina de beleza para mulheres em tratamento de câncer

08/05/2015

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti inicia, na segunda-feira, 11 de maio, uma serie de oficinas gratuitas de automaquiagem direcionadas às mulheres em tratamento oncológico. O projeto “De Bem com Você - a beleza contra o câncer”, é realizado pelo Instituto ABIHPEC, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, e busca auxiliar as pacientes promovendo uma melhora na autoestima das portadoras da doença.  

Durante as oficinas, que serão mensais, as participantes receberão dicas de como se maquiar e utilizar lenços, turbantes e perucas, entre outras informações que destacam positivamente a mulher, mesmo durante um tratamento delicado e agressivo como a quimioterapia. 

Segundo Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, além das orientações passadas pelos voluntários do projeto, nas oficinas do “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” acontece naturalmente uma integração entre as participantes. “Durante aquele momento lúdico, elas trocam experiências, superam juntas algumas barreiras, como a eventual vergonha da cabeça raspada e o uso da peruca, e concluem as oficinas felizes”, disse. 

Para o presidente do Mário Gatti, Marcos Pimenta, o projeto “De bem com Você” e a parceria com o Instituto ABIHPEC, representam um avanço na política de humanização adotada pela unidade médica, visando a melhor assistêcia para o paciente. 

“Poder contribuir para melhorar a autoestima de mulheres em tratamento com câncer, por meio desse projeto em parceria com o Instituto ABIHPEC, representa a efetiva aplicação do projeto de humanização adotado pelo HMMG. 

É uma experiência positiva na determinação de oferecer a melhor assistência, com humanização”, declarou Marcos Pimenta. 

Desde que foi criado, em 2011, o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, realizou 240 oficinas, atendendo a 2.018 pacientes de 15 hospitais parceiros, em todo País. O Instituto ABIHPEC vem promovendo o crescimento do projeto que, já em 2015, deve atingir a marca de cerca de 2.000 pacientes por ano. 

Dentro desse projeto de expansão, estão a recente parceria firmada com o Hospital de Clínicas da Unicamp e, agora, com o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, ampliando o acesso da população de Campinas e região à iniciativa. Segundo Claudio Viggiani, que participou em abril do encontro internacional do “Look Good Feel Better®”, o Brasil é o país que apresenta o plano mais ambicioso de crescimento para o projeto. Ele estima que, até 2020, 20 mil mulheres serão atendidas em 20 a 25 cidades de sete Estados – Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

ABIHPEC  

Criado em dezembro de 2013, o Instituto ABIHPEC é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) para canalizar projetos da área de responsabilidade social do setor. 

Associação civil, sem fins lucrativos, foi constituída originalmente por 25 sócio-fundadores do setor e, desde então, está aberto para empresas de todos os segmentos e representantes da sociedade civil interessados em integrar o quadro de associados – desde que tenham afinidade com as causas defendidas pelo Instituto ABIHPEC. Vale esclarecer que, além de contribuírem financeiramente, as associadas também podem participar com trabalho voluntário e doações de produtos para os projetos.  

Serviço 

Oficina gratuita de automaquiagem: “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” 

Onde: Hospital Mario Gatti – Av. Pref. Faria Lima, 340 – Pq. Itália – Campinas - SP – Ala da Oncologia 

Horário: 10h às 13h

Volta ao índice de notícias