Mutirão remove 2,9 mil toneladas de entulhos na região Sudoeste

15/05/2015

Autor: -

Mais de 2,9 mil toneladas de entulhos e outros materiais inservíveis foram recolhidas e receberam destinação adequada durante mutirão de limpeza promovido pela Secretaria de Serviços Públicos entre os dias 7 e 11 de maio em 13 bairros na região Sudoeste da cidade, na área dos DICs. 

A ação integra o 'Juntos contra a Dengue e Chikungunya', iniciativa que envolve várias secretarias municipais, departamentos e a Sanasa e inclui uma série de atividades além da limpeza dos bairros. O objetivo principal é mobilizar a comunidade para o enfrentamento das duas doenças, transmitidas por um mesmo vetor, o mosquito Aedes. 

A limpeza e organização da cidade impactam diretamente na prevenção e controle da Dengue e Chikungunya porque promovem um ambiente seguro, livre de mosquitos e de outros vetores de doenças. O Aedes aegypti se prolifera em locais com água parada. 

Balanço 

Desde 2013, a Secretaria de Serviços Públicos reforçou as ações de limpeza da cidade. O número de profissionais que atuam em campo foi ampliado de 300 para 800, o que também melhorou a conservação de praças. O contingente de reeducandos passou de 200 para 500. Para dar suporte às ações, o contrato de maquinários foi triplicado. 

Com isto, desde 2013, já foram removidas 420 mil toneladas de entulhos de todas as regiões da cidade. Isto equivale a um total de 30 mil caminhões de 14 toneladas cada. Além disso, desde de 2014, 46 córregos e ribeirões foram limpos (receberam manutenção e desassoreamento). 

Segundo informou a Secretaria de Serviços Públicos, as ações são permanentes e muitas delas planejadas em conjunto com a Secretaria de Saúde para contemplar a prevenção da dengue e de outros agravos à saúde. 

Juntos contra a Dengue 

A próxima etapa do 'Juntos contra a Dengue' acontece na semana que vem, a partir do dia 18, com concentração das atividades no dia 23, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emef) Odila Maia Rocha Brito. Na programação, está previsto mais um mutirão de limpeza nos mesmos moldes do realizado na região Sudoeste. Desta vez, será a partir do dia 21 de maio, em bairros da região Sul da cidade, na área dos jardins São Domingos, Campo Belo e Fernanda.


Crédito: Fernanda Sunega
Próxima ação será na região Sul

Volta ao índice de notícias