Crianças da Rede Municipal receberão pares de óculos de grau e solar

18/05/2015

Autor: -

A partir desta terça-feira, dia 19 de maio, estudantes do 1ª ao 5ª anos da Rede Municipal de Educação, um total de 1.600 crianças, serão contemplados com pares de óculos, tanto de grau quanto solar. Essas crianças integram o Programa Mutirão da Visão lançado na tarde desta segunda-feira, dia 18 de maio, pelo prefeito Jonas Donizette. 

A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, a Fundação Dr. Penido Burnier e a Organização Não Governamental One Sight. Estavam no evento os secretários de Saúde, Cármino de Souza; de Educação, Solange Pelicer, o presidente do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, entre outros convidados. 

“Sem dúvida esta é uma ação para melhorar a qualidade da Educação. Tem muitas crianças que têm problemas de aprendizado por apresentarem alguma dificuldade na visão”, disse o prefeito Jonas Donizette. 

Durante o mês de março, 10 mil alunos da rede municipal passaram por uma triagem e 1.600 alunos apresentaram algum problema de visão. A seleção foi realizada pelos professores de rede. Eles receberam uma formação de médicos da Secretaria de Saúde, que os ensinaram a usar a tabela Snellen, aquela com letras grandes, médias e pequenas, bastante utilizada neste tipo de exame. 

“Agora, eles passam por uma consulta oftalmológica aqui no Penido Burnier, que irá diagnosticar qual é o grau de óculos que essas crianças precisam. Os pares de óculos serão entregues às crianças no dia seguinte após a consulta”, disse a Secretária de Educação, Solange Pelicer. 

Os exames clínicos serão realizados entre os dias 19 e 22 de maio, em oito consultórios que estarão a disposição dos alunos, no Penido Burnier. A expectativa é atender 45 crianças por hora. Elas serão transportadas pela Secretaria Municipal de Educação e receberão alimentação.


Crédito: Carlos Bassan
Prefeito avalia óculos que serão distribuídos

Crédito: Carlos Bassan
Lançamento reuniu autoridades e convidados

Crédito: Carlos Bassan
Técnico na montagem dos óculos

Volta ao índice de notícias