Região Sul terá edição do juntos contra a Dengue e Chikungunya no sábado

19/05/2015

Autor: -

A Prefeitura promove no próximo sábado, dia 23, mais uma edição do Juntos contra a Dengue e Chikungunya, desta vez na região Sul, na área do Campo Belo, São Domingos e Jardim Fernanda. O “Dia D” começa às 9h, com apresentação dos projetos na Emef Odila Maria Rocha Brito.  

Estão previstas palestras e oficinas sobre dengue, além de atrações culturais e atividades de recreação. Os alunos das escolas da região irão expor trabalhos que foram desenvolvidos durante a semana, todos sobre dengue. 

A Secretaria de Serviços Públicos está realizando mutirões de remoção de criadouros na região desde a quinta-feira, dia 7 de maio, e já deu destinação adequada a 1,1 mil toneladas de entulhos e outros materiais inservíveis. 

A Secretaria de Saúde também realiza atividades de remoção de criadouros e a Secretaria de Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por sua vez, faz caminhada e ação socioambiental na semana que antecede o evento. Já, a Sanasa, disponibiliza tenda itinerante para orientação de telagem correta de caixas d’água. 

A Secretaria de Relações Institucionais está articulando com conselheiros e representantes do Fórum do Orçamento Participativo, visando um maior engajamento da população local. 

A mobilização contra a dengue está prevista no Plano de Contingência contra a Doença e é fundamental no combate, já que combater e prevenir depende também da conscientização da comunidade e da mudança de comportamento das pessoas no sentido de promover um ambiente livre de mosquito. Pesquisas apontam que 80% dos criadouros estão nas casas habitadas. 

Nas demais regiões, os eventos serão realizados entre maio e julho. Na região Leste, será na Emef Raul Pila, Bairro Jardim Flamboyant, no dia 13 de junho. Já na Região Noroeste, a Emef Leão Vallerie, no Parque Valença, recebe o evento no dia 27 de junho. A Emef Narcisio Ehrenbergue, no Jardim São Marcos, Região Norte, encerra o primeiro ciclo das atividades no dia 4 de julho. 

Na primeira edição do evento, na região Sudoeste, um público estimado em 300 pessoas participou das atividades. As outras regiões da cidade também serão contempladas com as ações, que também incluem atividades intersetoriais desenvolvidas durante a semana.


Crédito: Arquivo PMC
Ação de remoção de criadouro de mosquito

Volta ao índice de notícias