76ª Semana de Enfermagem defende o SUS e prepara Conferência Nacional

21/05/2015

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas está realizando durante todo o dia desta quinta-feira, 21 de maio, a 76ª Semana de Enfermagem, com o tema “A Enfermagem em Defesa do SUS: Construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”. A abertura contou com a presença do Secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza e da diretora de Saúde, Monica Macedo Nunes, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

O secretário ressaltou a importância da força de trabalho que estes profissionais representam no município. “Na questão assistencial, a enfermagem é nuclear. Tenho uma enorme gratidão por tudo o que vocês fazem pela rede, vocês são fundamentais em todos os processos”, ressaltou Carmino.

A diretora de saúde lembrou que a enfermagem está presente em todas as etapas, desde a assistência básica até a alta complexidade. “Vocês são a mola propulsora da saúde”, resumiu. 

De acordo com a coordenadora da área técnica de enfermagem do Departamento de Saúde, Rosana Aparecida Garcia, o objetivo do evento é revisitar o passado, compreendendo que este movimento contribui para entender o momento presente e nos prepara para os desafios futuros. “Optamos por comemorar a Semana de Enfermagem 2015 fazendo um resgate histórico de quem somos e da nossa evolução. Esperamos que este momento de encontro e diálogo sirva para renovar o ânimo para os desafios futuros”, explicou a coordenadora. 

Durante o dia, serão formadas mesas de discussão sobre a profissão. O primeiro debate propõe um “Resgate histórico da Enfermagem em Campinas sob diferentes olhares”, presidida pelo médico sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos. O palestrante, militante no Movimento de Reforma Sanitária, atuou na gestão do sistema público de saúde em diferentes níveis, tendo sido Secretário de Saúde em Campinas no período de 1983 a 1988. Atualmente, é professor colaborador da Unicamp, presidente do IDISA e atua na área de desenvolvimento do SUS, Controle Social e Políticas Públicas Sociais.  

Também compõe o primeiro painel a médica gineco-obstetra Verônica Gomes de Alencar, homeopata e sanitarista, especialista em impactos da violência na saúde pública, coordenadora da Rede Iluminar de Campinas e do projeto 'Superando Barreiras' desenvolvido pelo CEMICAMP em parceria com o Ministério da Saúde. A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp, enfermeira sanitarista e doutora em Saúde Coletiva finaliza a composição da primeira mesa. 

Na parte da tarde, os trabalhos continuam com uma discussão sobre a “Evolução Qualitativa da Enfermagem em Campinas e Reflexos no Cuidado”. A mesa será conduzida pela coordenadora do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde – CETS / SMS de Campinas, Alóide Ladeia Guimarães. 

O evento será encerrado com uma homenagem aos profissionais de enfermagem que colaboraram ao longo dos anos para a história da Enfermagem em Campinas.


Crédito: Luiz Granzotto
Secretário de Saúde abre a Semana

Crédito: Luiz Granzotto
Palestras e debates discutem a profissão

Crédito: Luiz Granzotto
Profissionais na abertura do evento

Crédito: Luiz Granzotto
Secretário, convidados e palestrante

Volta ao índice de notícias