Dia D contra dengue reúne centenas de pessoas no São Domingos

25/05/2015

Autor: -

Centenas de pessoas do Jardim São Domingos e bairros vizinhos participaram do “Dia D contra a Dengue”, uma ação voltada para o combate ao mosquito Aedes aegypt, realizada no sábado, na EMEF Odila Maia Rocha Brito. O principal objetivo da Administração é promover, em toda a cidade, ações intersetoriais para orientar e mobilizar a população para a luta contra a doença.

Este foi o segundo evento realizado com esta formatação – o primeiro foi na região do Ouro Verde – e reuniu alunos das escolas situadas na região Sul (Campo Belo, São Domingos e Jardim Fernanda) que apresentaram trabalhos relacionados ao combate do mosquito transmissor da dengue e chikingunya.

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira destacou as ações que a administração tem feito para combater a doença, como roçada de terrenos, remoção de lixos e entulhos e operação “cata-treco” e pediu apoio à população. “Os moradores precisam se conscientizar que todos devem participar da luta contra o mosquito”, disse. 

Em meio a palestras e orientações sobre a doença, ocorreram várias atividades paralelas em benefício dos moradores. A Secretaria de Trabalho e Renda, por exemplo, cadastrou interessados em vagas para empregos e emitiu carteiras de trabalho; a Secretaria de Esportes levou recreação para as crianças; a Educação levou teatro infantil; e ocorreram interações com a Defesa Civil, Guarda Municipal, Sanasa e com a equipe do Orçamento Participativo. 

A mobilização contra a dengue, prevista no Plano de Contingência contra a doença, é fundamental, já que combater e prevenir depende da conscientização da comunidade e da mudança de comportamento das pessoas no sentido de promover um ambiente livre de mosquito. Pesquisas apontam que 80% dos criadouros estão nas casas habitadas. 

Nas demais regiões, os eventos serão realizados entre junho e julho. Na região Leste, a programação acontecerá na Emef Raul Pila, Bairro Jardim Flamboyant, no dia 13 de junho. Já na Região Noroeste, a Emef Leão Vallerie, no Parque Valença, recebe o evento no dia 27 de junho. A Emef Narcisio Ehrenbergue, no Jardim São Marcos, Região Norte, encerra o primeiro ciclo das atividades no dia 4 de julho.


Crédito: Luiz Granzotto
Dia D contra a dengue conta com ações educativas para orientação e mobilização da população na luta contra a dengue

Volta ao índice de notícias