Departamento de Promoção à Saúde do Servidor participa do Maio Amarelo

25/05/2015

Autor: -

A Secretaria de Recursos Humanos, por meio do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), a Secretaria de Saúde e a Emdec vão promover no dia 27 de maio uma ação no Paço Municipal, como parte da programação do Maio Amarelo. As atividades são destinadas aos servidores da Prefeitura.  

O objetivo, segundo os organizadores, é sensibilizar e conscientizar os servidores sobre a segurança no trânsito. 

De acordo com Amanda Bicudo, da coordenadoria de Promoção à Saúde do Servidor, além dos acidentes serem um grave problema de saúde pública, eles têm efeito, também, na saúde ocupacional. “A campanha do Maio Amarelo é muito importante, porque traz conscientização sobre os cuidados que as pessoas devem ter com o trânsito. Pedestres, motoristas, todos devem ser cuidadosos”, afirmou.  

Ainda segundo Amanda, em 2014, 14,63% dos afastamentos de servidores municipais são acidentes de trajetos, na maioria acidentes de trânsito. “O índice é significativo e representa uma preocupação da nossa área. Todos estão sujeitos a acidentes, mas temos que tomar todos os cuidados possíveis para evitá-los”, disse.  

A atividade no Paço Municipal será realizada das 9h às 15 horas, com distribuição de material da campanha.  

Maio Amarelo 

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, que foi lançada em 2013. A cor amarela é um sinal de advertência e atenção no trânsito.

Depois do sucesso do Outubro Rosa e do Novembro Azul, de combate ao câncer de mama e de próstata, o Maio Amarelo com o mote “Atenção pela Vida” pretende conscientizar a sociedade sobre as responsabilidades e os riscos no comportamento de cada cidadão ao dirigir seu veículo ou andar pelas ruas. O objetivo principal é chamar a atenção para os altos índices de morte por atropelamentos e colisões, principalmente de motociclistas que são mais da metade das vítimas em Campinas.  

Outra meta é reduzir os riscos de acidentes na cidade, além de mudar o comportamento inseguro que motoristas assumem ao volante. O Maio Amarelo também pretende orientar os pedestres a respeitarem as regras de mobilidade para evitar acidentes.  

Mais informações sobre o Movimento Maio Amarelo podem ser consultadas no site www.maioamarelo.com.

Volta ao índice de notícias