Detecção de doenças marca Dia Mundial Sem Tabaco nesta sexta-feira

27/05/2015

Autor: -

Um mutirão para detecção de doenças será realizado no dia 29 de maio, sexta-feira, para a prevenção ao tabagismo, na praça da Catedral Metropolitana, no Centro de Campinas, das 8h às 17h. O evento será realizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e Associação Brasileira de Psiquiatria. A atividade visa comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS). Serão desenvolvidas ações de orientação e educação para cessação do tabagismo. 

Além disso, até 500 pacientes que apresentarem fatores de risco serão selecionados para realizar exames que detectem precocemente as duas doenças responsáveis por 80% das mortes em tabagistas: câncer de pulmão e doença arterial coronária. O projeto envolve os departamentos de Cardiologia, Pneumologia, Psiquiatria, Cirurgia Torácica e Radiologia da Sociedade e conta com o apoio de sociedades médicas de especialidades, além da Prefeitura Municipal de Campinas. A Secretaria de Saúde do Município desenvolve um “Programa de Tabagismo” com equipes especializadas em diversos centros de saúde da cidade. Durante o mutirão, alunos da Puc, Unicamp e São Leopoldo Mandic também estarão presentes. 

Toda a orientação será gratuita, assim como os exames realizados ou solicitados durante o mutirão. Durante a semana do evento, a intenção é que cada área envolvida possa orientar a população especificamente sobre os efeitos do cigarro em suas respectivas especialidades e que convoquem a população para participar do mutirão.  

“O projeto Sociedade Contra o Fumo nasceu da identificação na cidade de Campinas que pelo menos 15% da população ainda mantém este hábito com sério impacto na vida pessoal e na demanda dos serviços de saúde municipais. A prevenção, detecção precoce de complicações e, sobretudo, apoio ao fumante para interromper o fumo são ações que pode mudar este quadro”, comenta o médico Marcelo Amade Camargo, Diretor Cientifico da SMCC. 

Durante todo o dia, será realizada uma triagem e divulgação, pelos profissionais da área da saúde. As pessoas que apresentarem fatores de risco serão encaminhadas para a sede social da SMCC (rua Delfino Cintra, 63), onde será montada uma grande estrutura para atender a população. Na sede serão realizados exames laboratoriais, avaliação da qualidade de vida, triagem para diagnóstico precoce de doenças relacionadas ao tabagismo e respectivos encaminhamentos.

Volta ao índice de notícias