Banco de Leite Humano busca doadoras e frascos para armazenamento

28/05/2015

Autor: -

O Centro de Lactação - Banco de Leite Humano da Maternidade de Campinas está solicitando doação de leite e de frascos para seu armazenamento. Nos meses mais frios do ano a arrecadação de leite tende a diminuir, enquanto o consumo aumenta, o que faz com que o estoque fique baixo. 

Em janeiro, havia em estoque 195 litros, em fevereiro eram 229 litros, em março 269 e em abril 263. “Estamos com uma boa reserva, mas este estoque tende a cair nos meses mais frios, especialmente em julho, quando também há férias escolares”, explica a coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas, a médica Cláudia Maria Monteiro Sampaio. No ano passado, a instituição teve uma queda brusca em seu estoque, chegando a ficar com apenas 35 litros disponíveis em abril. 

Além do leite, o banco também recebe doação de frascos de vidros com tampas plásticas. “Os frascos de café solúvel são os melhores exemplos, mas os vidros de azeitona e palmito, embora possuam tampa metálica, também são aceitos”, explica. 

Para doar leite é necessário que a lactante seja saudável, amamente o próprio filho e produza uma quantidade excedente de leite que será doado de forma voluntária. A doadora recebe orientações sobre a coleta e estocagem do leite humano, que é realizada em sua própria casa. 

Para doar os frascos, basta levá-lo a um dos 64 Centros de Saúde de Campinas ou à portaria principal da Maternidade. 

O horário de atendimento ao público do Banco de Leite Ano é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas para atendimento e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 11 horas. Ele funciona na Maternidade de Campinas - na Avenida Orosimbo Maia, 165, 5º andar, telefone 3306-6039.


Crédito: Arquivo PMC
Banco de Leite da Maternidade de Campinas

Volta ao índice de notícias