Saúde promove exame para detecção de HIV

22/06/2015

Autor: -

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de DST/Aids, promove nesta sexta-feira, 26 de junho, a partir das 18h, a campanha Fique Sabendo, que disponibiliza testes rápidos gratuitos para HIV e sífilis. A ação será realizada em frente à Igreja do Carmo, no Centro da cidade.

Serão mobilizados cerca de 20 profissionais do Programa, que vão atuar em tendas na praça para atender quem quiser fazer o teste e também aqueles que tiverem dúvidas ou mesmo se interessarem em saber mais sobre as DST/Aids.

O objetivo principal do Fique Sabendo é incentivar a realização dos exames. Além de mobilizar toda a sociedade para discutir o tema Aids, a implicação da doença no contexto atual e o combate ao preconceito.

A expectativa é de que 300 pessoas sejam atendidas. Além dos testes, serão disponibilizados preservativos. Para quem realizar o teste o resultado é entregue após 30 minutos de forma sigilosa.

O médico infectologista Josué Lima, coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, informa que qualquer pessoa sexualmente ativa pode realizar o teste. “Queremos incentivar também, e principalmente, quem nunca fez o exame, ou seja, aqueles que desconhecem sua situação sorológica”, diz Lima.

Segundo o coordenador, é importante que a pessoa conheça a sua situação sorológica em relação ao HIV, principalmente porque o diagnóstico precoce faz toda diferença no tratamento.

O teste de HIV é oferecido em Campinas na rotina dos centros de saúde e CTAs (Centro de Testagem e Aconselhamento), de forma gratuita e sigilosa, durante o ano todo. Informações sobre os locais onde ocorre a Campanha Fique Sabendo em Campinas podem ser obtidas pelos telefones 3236-3711 ou 3226-7475.