10ª Conferência Municipal de Saúde de Campinas começa nesta sexta-feira

03/07/2015

Autor: -

Começa nesta sexta-feira, 3 de julho, no Auditório da Informática de Municípios Associados (IMA), a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Campinas. A solenidade de abertura está prevista para 18h, com a apresentação de um vídeo sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. O evento contará com a presença do prefeito em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, e do secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, além de representantes dos governos estadual e federal e do Conselho Municipal de Saúde.  

A Conferência Municipal de Saúde acontece a cada quatro anos de. Neste ano, será realizada entre 3 e 5 de julho. 

Nesta sexta-feira também será aprovado o regimento da conferência e serão cadastrados os 540 delegados eleitos nas pré-conferências. Esses encontros preparatórios aconteceram entre 23 de maio e 13 de junho nos distritos Sudoeste, Leste, Norte, Noroeste e Sul e contaram com a participação de gestores, trabalhadores da saúde e população.  

No sábado, 4 de julho, as propostas fechadas durante as pré-conferências serão discutidas por grupos de trabalhos formados por trabalhadores e gestores da saúde, além de usuários do SUS na cidade e membros do Conselho Municipal de Saúde. A reunião acontecerá na Faculdade Mackenzie, das 8h às 18h, envolvendo propostas relacionadas à Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde, Rede de Urgência e Emergência, Financiamentos, entre outros temas.  

No domingo, 5 de julho, no Auditório da IMA, acontece a plenária final. As propostas consolidadas serão votadas. Também serão eleitos os delegados da etapa estadual da conferência, que acontecerá em 6 e 7 de julho na cidade de Jaguariúna.  

As propostas relacionadas ao Estado serão novamente discutidas na etapa estadual. Já as que envolvem a União serão levadas para a Conferência Nacional, prevista para ocorrer em meados de novembro, em Brasília.

As propostas aprovadas na etapa final da Conferência serão um norteador para a saúde no País nos próximos quatro anos. Os itens foram baseados na última Conferência em Saúde, realizada em 2011.

Volta ao índice de notícias