10ª Conferência Municipal de Saúde discute propostas para próximos 4 anos

06/07/2015

Autor: -

A 10ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu neste final de semana em Campinas. De sexta-feira, 3 de julho, a domingo, 5 de julho, trabalhadores e gestores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade e membros do Conselho Municipal discutiram e aprovaram propostas que nortearão o setor nos próximos quatro anos. 

As propostas são relacionadas à Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde, Rede de Urgência e Emergência, financiamentos, entre outros. 

Também foram eleitos os delegados da etapa estadual da conferência, que acontece nesta segunda-feira, 6 de julho, e terça-feira, dia 7. 

As propostas aprovadas no final de semana que estão relacionadas ao Estado serão novamente discutidas na etapa específica . Já as de âmbito nacional, serão levadas para à Conferência Nacional, em meados de novembro, em Brasília.  

A solenidade de abertura aconteceu na sexta-feira, no auditório da Informática de Municípios Associados (IMA) e contou, entre outras autoridades, com a presença do vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, do secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Rogério Carvalho Santos, do secretário municipal de Recursos Humanos, Marionaldo Maciel, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Mariante, além de trabalhadores e usuários do SUS Campinas.  

“A 10ª Conferência Municipal de Saúde é mais um passo importante na direção do desenvolvimento de políticas públicas. É o tipo de combustível imprescindível para a construção de uma saúde pública de qualidade”, afirmou Henrique Magalhães Teixeira. 

As propostas aprovadas começaram a ser discutidas durante as pré-conferências, realizadas nos distritos Leste, Sul, Norte, Noroeste e Sudoeste, entre 23 de maio e 13 de junho, e foram baseadas na última conferência, realizada em 2011.


Crédito: Carlos Bassan
Secretário de Saúde fala em Conferência Municipal

Crédito: Carlos Bassan
Vice-prefeito fala aos participantes do evento

Crédito: Carlos Bassan
Representantes dos trabalhadores fala durante encontro

Crédito: Carlos Bassan
Rogério Carvalho Santos

Volta ao índice de notícias