Devisa sinaliza minas com água imprópria para consumo em Campinas

13/07/2015

Autor: -

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria de Saúde de Campinas instalou placas de alerta em 11 nascentes (popularmente conhecida como minas) consideradas impróprias para consumo. O mapeamento das fontes de água foi feito por meio do Programa Municipal de Vigilância em Qualidade da Água.  

“As nascentes costumam ser confundidas com água mineral. No entanto, depois de expostas à superfície, ficam vulneráveis às contaminações do solo. Além disso, as águas de nascentes não atendem aos padrões de potabilidade previstos pelo Ministério da Saúde e podem oferecer risco à saúde se utilizadas para consumo humano (higiene pessoal, produção de alimentos e ingestão direta)”, explica Ivanilda Mendes, coordenadora da Vigilância Ambiental.  

O trabalho do Devisa inclui o monitoramento dos riscos à saúde humana relacionados ao uso de água de nascentes e prevê uma série de ações educativas realizadas pela Vigilâncias em Saúde Ambiental e Epidemiológica. “Essas atividades fazem parte do enfrentamento do cenário da crise hídrica”, afirma Ivanilda.  

Além da colocação das placas, estão previstas distribuição de panfletos informando os riscos do consumo de água considerada imprópria. A Vigilância Epidemiológica promoverá ações integradas com os profissionais dos centros de saúde próximos às nascentes. Entre as mediadas está o monitoramento dos atendimentos por diarreia aguda ou qualquer outra situação que possa estar relacionada ao uso de água imprópria.


Crédito: Fernanda Sunega
Praça na Vila Nogueira recebeu placa de sinalização sobre uso da água da mina


Crédito: Fernanda Sunega
Foram instaladas placas em 11 nascentes

Volta ao índice de notícias