Saúde prorroga vacinação contra a gripe e amplia disponobilidade

14/07/2015

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas prorrogou novamente a vacinação contra a gripe e voltou a ampliar os grupos que podem ser imunizados. Até o próximo dia 24, as doses estarão disponíveis nos 64 centros de saúde da cidade. Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. 

A campanha começou em quatro de maio. Até a manhã desta terça-feira , 14 de julho, foram aplicadas 188.844 doses, o que corresponde a 77,3% das cerca de 244 mil pessoas consideradas público-alvo. A cobertura mais baixa é das grávidas, com 64,4%. A mais alta, 79,1%, foi registrada no grupo de idosos.  

Para os doentes crônicos, é necessária a apresentação de receita ou prescrição médica. Os pacientes acamados que fazem parte do grupo que deve ser vacinado receberão a dose em casa. As pessoas acamadas que ainda não receberam a vacina devem entrar em contato com o centro de saúde mais próximo de sua casa e solicitar o serviço.  

Desde 12 de junho, a Secretaria de Saúde tem ampliado os grupos de vacinação. Funcionários da limpeza urbana, bombeiros, motoristas e cobradores de ônibus, policiais civis, militares e federais, funcionários dos Correios e dos ensinos médio, fundamental e infantil das redes pública e privada podem tomar a vacina. Todas as categorias devem apresentar documento comprobatório.  

Em 2014, Campinas vacinou 197.506 pessoas e atingiu a cobertura vacinal de 81% dos chamados grupos prioritários.  

Influenza 

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta por meio do contato com as secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. 

A doença pode apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno.

Volta ao índice de notícias