Secretaria de Saúde de Campinas promove campanha sobre Hepatites Virais

27/07/2015

Autor: -

Para marcar o "Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais", a Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta terça-feira, 28 de julho, uma campanha de conscientização sobre a doença. Será montada uma tenda na Praça da Catedral, no Centro de Campinas, das 10h às 16h, e profissionais farão a distribuição de folhetos explicativos sobre Hepatites Virais, formas de prevenção e diagnóstico. Além disso, quem quiser fazer o teste rápido para detectar hepatite será encaminhado para o Centro de Referência Municipal DST/Aids, na Rua Regente Feijó, 637, Centro de Campinas.  

De acordo com o coordenador do programa de DST/Aids da Prefeitura, o médico Josué Lima, a estimativa é de que até 10 mil campineiros tenham a doença, mas apenas 2,4 mil tenham passado pelos Centros de Testagem e Aconselhamento do município. São realizadas mais de 50 mil sorologias para a detecção de hepatites ao ano na rede pública municipal. "Hoje 1.250 pacientes são acompanhados pelo nosso serviço, mas queremos ampliar esse número através do diagnóstico precoce", disse o médico. O objetivo é oferecer tratamento para o maior número de pacientes que tenham hepatite.  

Na campanha, serão distribuídos na tenda materiais sobre DST/HIV, além de preservativos masculinos e algumas bandanas. Além disso, nos centros de saúde alguns profissionais estarão usando camisetas em prol da campanha. 

Brasil  

No Brasil, estima-se que 1,7 milhão de pessoas vivam com hepatite. As principais hepatites virais são a hepatite A, B, C, D e E. Segundo a médica infectologista, Aline Gonzalez Vigani, as hepatites B e C, por serem assintomáticas, possuem desafios para o diagnóstico precoce, e na grande maioria dos casos, só apresentam sintomas quando o quadro está avançado. Globalmente mais de 400 milhões de pessoas encontram-se cronicamente infectadas pelo vírus da hepatite B ou C. Atualmente, a hepatite A e B possuem vacina para tratamento e prevenção. Para o tratamento da Hepatite B com remédio, a cura pode levar meses.  

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. As Hepatites tipo A e E podem ser transmitidas pela água e por alimentos contaminados. Pelo sangue, o risco da transmissão se dá pela prática de sexo desprotegido, objetos como agulhas e alicates (Hepatite B, C e D); e também durante e depois da gravidez, e amamentação, onde pode-se contrair Hepatites tipo B, C e D. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Volta ao índice de notícias