Atividades celebram "Semana Mundial do Aleitamento Materno" em Campinas

31/07/2015

Autor: -

Para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre de primeiro a 7 de agosto, a Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com o Banco de Leite Humano, Maternidade de Campinas, Unicamp e o Hospital Maternidade Celso Pierro da Puc-Campinas, irá promover uma série de atividades. O objetivo é incentivar o aleitamento e ações que possam dar mais qualidade aos cuidados das épocas pré-natal e puerperal (até 45 dias após o parto).

Na abertura da Semana, foi programada uma roda de conversa com o tema “Amamentação e trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”, agendada para o dia 6 de agosto, das 13h30 às 17h, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas. O evento é destinado a profissionais de Saúde (Unidades de Saúde da SMS Campinas e Maternidades; estudantes e docentes de instituições de ensino.

Segundo a médica pediatra Tânia Maria Marcucci, da Secretaria de Saúde de Campinas, discutir esse tema é importante para garantir às mulheres que trabalham fora de casa que elas podem amamentar e trabalhar. “Esta é uma discussão bastante contemporânea, pois muitas mães não conseguem o direito à licença maternidade ou têm licença de quatro meses. Por isso, é importante desenvolver esse tema com as mulheres desde a gestação, e mostrar que é possível, mesmo trabalhando, amamentar a criança, seja nos espaços que algumas empresas oferecem ou em casa”, diz a pediatra.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses. De forma complementar, o leite materno deve continuar sendo oferecido até os dois anos ou mais.

Para participar, os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da SMS de Campinas deverão fazer inscrição prévia nos Distritos de referência. Os endereços e telefones dos cinco distritos de Saúde encontram-se na página da Prefeitura de Campinas (www.campinas.sp.gov.br).

No dia 11 de agosto será promovido o “II Fórum Municipal sobre Morte Materna e Perinatal de Campinas”, no Auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FMC), na Unicamp, das 18h às 21h. O objetivo do fórum é conscientizar sobre as doenças na fase de gestação. Inscrições e informações podem ser solicitadas à Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) Regional Campinas, fone: (19) 3231-3333/ 3236-8388,campinas@sogesp.org.br.

Importância do aleitamento

De acordo com a pediatra Tânia Maria Marcucci, da Secretaria de Saúde de Campinas, amamentar até os seis meses de idade é fundamental para o bebê e importante para o vínculo materno. ''A amamentação é o melhor alimento para a criança, os bebês amamentados têm menos infecções respiratórias e um risco reduzido de diabetes infantil e obesidade, além de fortalecer o contato e o vínculo entre mãe e filho'', diz a médica.

Amamentar também reduz o risco de mortes infantis, evita diarreias, diminui o risco de alergias, hipertensão e colesterol alto. Diminui a ocorrência de desnutrição e obesidade, melhora o desenvolvimento da cavidade bucal e tem efeito positivo no desenvolvimento da inteligência.

Coleta ajuda no abastecimento do Banco de Leite
Crédito: Arquivo PMC