Umidade relativa do ar chega a 17,8% e Campinas entra em estado de alerta

01/09/2015

Autor: -

A umidade relativa do ar atingiu nível crítico nesta terça feira, 1º de setembro, em Campinas. A temperatura mais alta, de 34ºC, foi registrada na região Sul, onde o índice de umidade atingiu 17,8% às 14h10, levando a Defesa Civil a decretar estado de alerta.  

Segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde, o ambiente entra em estado de alerta quando os índices ficam entre 12 e 20%. Esta condição requer medidas de cuidado com a saúde e com o meio ambiente. 

Em relação à saúde, a recomendação é que as pessoas tomem bastante água e sucos naturais. Crianças e idosos devem ter atenção especial. A Secretaria de Saúde também aconselha que as atividades físicas ao ar livre sejam suspensas no período do sol mais quente, entre 11h e 15h, e que os ambientes recebam umidificação. 

Em relação ao meio ambiente, por conta o risco de queimadas, a orientação é que não seja ateado fogo em resíduos como folhas secas, pneus e outros objetos, seja nas ruas ou em terrenos dentro da cidade. A Defesa Civil alerta que essa prática é, inclusive, proibida por lei. Em caso de incêndio, o cidadão deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Volta ao índice de notícias