Campinas vacinou 70% das crianças na campanha contra paralisia infantil

02/09/2015

Autor: -

Cerca de 70% das crianças de seis meses a cinco anos incompletos de Campinas foram vacinadas contra a paralisia infantil, ou seja, 42.749 crianças, de acordo com balanço do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). A Campanha foi prorrogada e todas as crianças devem ser vacinadas até dia 10 de setembro, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio. A meta é atingir, pelo menos, 95% das 60.654 crianças, ou seja 57 mil do público-alvo. 

A Secretaria Municipal de Saúde avalia como essencial que pais e responsáveis levem as crianças aos postos de vacinação do município. O objetivo da campanha, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, é manter o país livre da pólio, uma vez que o último caso da doença foi registrado em 1989. 

“Os pais e responsáveis precisam levar as crianças para receberem a dose da vacina para mantermos a pólio erradicada no Brasil. Como a campanha serve como reforço da vacinação, todas as crianças devem ser levadas às unidades de saúde para continuarem protegidas da paralisia infantil”, orienta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, a enfermeira Andrea Barbosa. 

Segundo os dados do Ministério da Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014. Apesar do Brasil estar livre da doença há 25 anos, o esquema de vacinação é a única forma de prevenção da paralisia infantil. O Brasil participa do documento criado para Erradicação da Pólio 2013-2018, que define medidas de longo prazo para a eliminação da doença até 2018, afim de evitar a reintrodução da paralisia infantil.  

A orientação é que os pais e responsáveis, apresentem a caderneta ao profissional de saúde para que avalie a necessidade de conduzir corretamente outras vacinas. Também serão disponibilizadas vacinas contra tuberculose, caxumba, sarampo, rubéola, coqueluche, rotavírus, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria, tétano, entre outras.


Crédito: Arquivo PMC
Criança recebe dose contra a paralisia infantil

Volta ao índice de notícias