Jonas Donizette recepciona 81 novos agentes comunitários de saúde

29/09/2015

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recepcionou nesta terça-feira, 29 de setembro, 81 novos agentes comunitários de saúde. Este foi o primeiro grupo de um total de 255 profissionais contratados por meio de processo seletivo. Além do prefeito, participaram do evento os secretário de Recursos Humanos, Marionaldo Maciel; de Saúde, Carmino Antonio de Souza; e a coordenadora da EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor), Marisa Cordoba. 

Os novos agentes comunitários de saúde vão compor mais 45 equipes de saúde da família. Com isso, a cidade passará a contar com 207 equipes e ultrapassará 60% de cobertura populacional, ultrapassando a meta do próprio Ministério da Saúde. Além disso, os profissionais também atuarão nas ações educativas e de orientação nas ações de combate à dengue na cidade. 

O prefeito Jonas Donizette falou sobre a importância do trabalho desses profissionais. “O agente de saúde conta com uma vantagem que para nós é muito importante: ele entra na casa das pessoas, conversa com as pessoas. É claro que eles têm outras atribuições, mas no caso da dengue, 80% dos focos de transmissão são dentro de residências, então, essas pessoas serão orientadas a verificar, fazer uma vistoria, apontar coisas que estão erradas, orientar e comunicar a Prefeitura sobre outros serviços adicionais que precisam ser feitos”, disse.  

Ainda segundo o prefeito, hoje uma das grandes dificuldades no combate à dengue é o convencimento das pessoas de que elas também são parte da solução do problema. “Os agentes são uma aposta que a Prefeitura faz num momento econômico difícil, mas que nós acreditamos que seja necessário para a cidade reforçar esse quadro, que é um verdadeiro exército que temos nas ruas para bater nas casas, entrar nas residências e dialogar com os cidadãos”, completou.  

O secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, lembrou das duas leis que o governo aprovou e que beneficiam os agentes comunitários de saúde. “A primeira alterou a abrangência geográfica de trabalho de vocês, o que trouxe mais justiça; a segunda foi a de ampliação do número de cargos, o que permitiu que vocês fossem contratados neste momento”, explicou. “Vocês terão um papel muito importante, já que serão elo fundamental entre nosso trabalho e a comunidade”. 

Para o secretário de Recursos Humanos, Marionaldo Maciel, esses novos profissionais passam a compor uma organização de mais de 26 mil pessoas, entre ativos, aposentados e pensionistas que devem ter consciência da missão que é ser servidor público. “Vocês concorreram com muitas pessoas e passaram por várias etapas para chegarem até aqui. Ser servidor público é prestar serviço à sociedade, é zelar por aquilo que a gente tem que fazer no nosso dia a dia. É um trabalho gratificante, porque nós trabalhamos com gente, com pessoas que confiam na gente, que apostam na gente, que investem na gente”, disse. 

Ao todo, a Prefeitura está contratando 255 agentes comunitários de saúde. Este primeiro grupo contou com cerca de 80 profissionais. Outros dois encontros, nos mesmos moldes, serão feitos conforme os profissionais concluírem o processo de admissão. 

 

Integração 

Ainda no período da manhã, os agentes participaram do Curso de Integração promovido pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). Durante a capacitação, foram abordados os seguintes aspectos: o que é serviço público; discussão com o grupo sobre o que norteia a prestação dos serviços públicos; direitos e deveres; entre outros.  

À tarde, a capacitação ficará por conta da Secretaria de Saúde, por meio do Cets (Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde). A equipe apresentará um filme sobre o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde). Além disso, abordará as ações de vigilância sanitária e combate à dengue que vêm sendo realizadas pela Prefeitura. 


Crédito: Luiz Granzotto
Prefeito fala com os 81 agentes comunitários de saúde

Crédito: Luiz Granzotto
Prefeitos e secretários no Salão Vermelho

Volta ao índice de notícias