Doadoras do Banco de Leite Humano serão homenageadas nesta sexta

30/09/2015

Autor: -

Em comemoração ao Dia Nacional de Doação do Leite Humano, dia 1° de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas vai homenagear, nesta sexta-feira, 2 de outubro, as doadoras do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas. 

O evento será no Anfiteatro da Maternidade de Campinas, às 15h, e é promovido em conjunto com a Maternidade de Campinas e os departamentos de Pediatria, Ginecologia- Obstetrícia e Anestesiologia e o Comitê de Aleitamento Materno de Campinas. No encontro serão entregues às doadoras certificado de doação, uma camiseta e uma lembrança.  

A coordenadora do Centro de Lactação, Cláudia Maria Monteiro Sampaio, ressalta a importância do Dia Nacional de Doação do Leite Humano. " O leite humano é muito importante para a proteção do bebê, ele é distribuído aos recém-nascidos e, principalmente, aos prematuros. Aproveitamos este dia para divulgar a doação, pois existem muitas mães que não sabem sobre o Centro de Lactação e que podem ajudar doando", afirma. 

Segundo Cláudia , o estoque do Banco reduziu no mês de setembro, com 150 litros, em relação aos meses de junho e agosto, que chegaram a 200 litros. O Banco de Leite necessita e aceita doações durante o ano inteiro. Para doar, basta a mulher estar amamentando seu próprio filho e entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Campinas, que fica na Avenida Orozimbo Maia, 165, no 5° andar da Maternidade. O telefone é 3306-6039. 

Além do leite materno, o Banco também solicita a doação de frascos de vidro com tampas plásticas, que servem para o acondicionamento do leite. Basta que o doador pegue os frascos separados em casa, que iriam para reciclagem, e leve à unidade de saúde mais próxima de sua residência ou, ainda, para a própria maternidade. Esse material será esterilizado e utilizado para a coleta.

 

Benefícios do Leite Humano 

O leite materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses de idade. Ele funciona como uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, pois é por meio dele que serão transportados os anticorpos. A criança que é amamentada tem menos chances de apresentar diabetes, doença celíaca, obesidade e asma.

Volta ao índice de notícias