"Outubro Rosa" terá atividades para lembrar combate ao câncer de mama

01/10/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas lançou na manhã desta quinta-feira, dia 1º de outubro, a programação do “Outubro Rosa”, movimento mundial que tem por objetivo alertar, conscientizar e informar as pessoas sobre o câncer de mama. A primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci, fez a abertura do evento, ao lado do Secretário de Saúde Carmino Antonio de Souza, parceiros e outras autoridades do município. A Prefeitura de Campinas, em parceria com empresas privadas, programou uma série de atividades. 

“O mês de outubro é um chamado, um lembrete para que as mulheres marquem em seu calendário a necessidade de acompanhamento médico anualmente e que realizem a mamografia a partir dessa indicação”, explica Sandra. 

O câncer de mama consiste, atualmente, na maioria dos países e principalmente no ocidente, na principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Em 2014, foram 57 mil novos casos no Brasil, com 14,3 mil mortes. Em campinas são cerca de 100 mortes por ano. O número só é menor do que o de óbitos por doenças cardiovasculares. Em 2014, 108 campineiras morreram em decorrência do câncer de mama. 

De acordo com o secretário de Saúde, ainda há muitas mulheres que estão na idade de realização do exame de mamografia e que não o estão fazendo. “Não sabemos se por medo, por constrangimento, mas muitas mulheres não estão procurando atendimento médico para cuidar da saúde e isso é gravíssimo. Somente este ano já perdemos 62 campineiras para o câncer de mama, um número constrangedor, já que o câncer é uma doença tratável e curável, especialmente com diagnóstico precoce”, disse Souza. Por isso é fundamental a realização da mamografia anualmente a partir dos 50 anos. 

Este ano, a Prefeitura de Campinas desenvolveu ações conjuntas com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o Complexo Hospitalar Ouro Verde, o Hospital Celso Pierro, a Unimed, o McDonald's, a 3M, a Anggulo Eventos e a Symetria. Outras entidades têm planejado, de forma independente, iniciativas na cidade para divulgar a importância de ações preventivas, assim como consultas periódicas aos profissionais de saúde. 

A primeira-dama ressaltou que a campanha deste ano é um chamamento também para a família, para que acolha a mulher que recebe o diagnóstico de câncer de mama da melhor forma possível. 

Na abertura da campanha, houve a apresentação dos alunos da Escola de Dança Paulo Zanandré. Os alunos serão representantes de Campinas nos 19º Jogos Regionais do Idoso (JORI), Final Estadual, que serão disputados em Campinas, entre os dias 8 e 11 de outubro.

 

Programação 

1º de Outubro 

Solenidade Oficial de Abertura do Outubro Rosa - Paço Municipal -9h. 

Show: Mulheres Que Tocam E Se Tocam... Bruna Volpi E Mais 6 Cantoras De Mpb E Samba -Tonico's Bar (Rua Barão Jaguara, 1.373) – 21h.

 

4 de Outubro 

Mutirão de Mamografia – Complexo Hospitalar Ouro Verde, 8 horas.

 

5 de Outubro 

Oficina de Beleza e Autoestima: Moda - Maquiagem e Cílios - Lenços – Perucas - Loft Hair - Luciana E Silvio / Banco De Autoestima - Renata Vitoratto Rapunzel Solidária - Elizabeth Iamaski. Espaço Caism (Universidade Estadual De Campinas - Unicamp - Rua Alexander Fleming, Nº 101 - Cidade Universitária Zeferino Vaz), 10h30.

 

8 de Outubro 

Roda de conversa com mulheres de peito! Mulheres que vivenciaram a experiência da dor e a força do amor. Psicóloga e Sexóloga Maria Carolina Moraes, especializada em psico-oncologia - Livraria Cultura Shopping Iguatemi Campinas, 16 h. 

Bate papo e noite de autógrafos sobre o livro “Você Me Viu Por Aí? – A Busca Da Identidade Após O Câncer” - Cristiana Castrucci, Autora - Livraria Cultura Shopping Iguatemi Campinas, 19h.

 

11 de Outubro 

Mutirão de Mamografia - Complexo Hospitalar Ouro Verde, 8 horas.

 

14 Outubro  

Palestra: A Importância da Fisioterapia Durante o Tratamento do Câncer de Mama. Núcleo de Saúde e Bem-Estar – Av. Faria Lima, 340.

 

15 de Outubro 

Palestra: A Mulher e o Câncer De Mama. Dr. Cássio Cardoso Filho, Médico Mastologista Do Caism - Docente da Faculdade de Ciências Médicas Da Unicamp, Livraria Da Villa Galleria Shopping, 19h.

 

15 a 31 de Outubro 

Exposição20 Mulheres... 20 Fotógrafos... 1 Causa. Photoarts Gallery Iguatemi Campinas - Shopping Iguatemi Campinas.

 

18 de Outubro 

Mutirão de Mamografia - Complexo Hospitalar Ouro Verde, 8h.

 

22 Outubro 

Clube Das Carecas, Compartilhando Medos, Mito, Verdades E Intimidades. Livraria Cultura Shopping Iguatemi - 16h. 

Palestra: Relacionamentos Conjugais E O Câncer De Mama. Dra. Sophie Françoise Mauricette Derchain, Oncologista do Caism - Docente Da Faculdade De Ciências Médicas Da Unicamp. Livraria Cultura Shopping Iguatemi Campinas , 19h.

 

24 de Outubro 

Mutirão de Saúde – Exames de Mamografia. Hospital Municipal Dr. Mario Gatti - Av. Pref. Faria Lima, 340, 8h. 

Mutirão de Saúde – Exames de Mamografia Previamente Agendados - Ação Voluntária De Profissionais de Saúde da Associação Beneficente Nossa Senhora da Esperança Hospital e Maternidade Celso Pierro - Av. John Boyd Dunlop, 7h

 

25 de Outubro 

Caminhada do Laço Rosa. Praça Arautos da Paz. Prefeitura de Campinas e 3M, 8h. 

Mutirão de Mamografia - Complexo Hospitalar Ouro Verde, 8h.

 

29 de outubro 

Evento De Entrega Das Doações- Campanha 3m E Campanha De Lenços E Perucas. Auditório Caism Universidade Estadual De Campinas - Unicamp - Rua Alexander Fleming, Nº 101 - Cidade Universitária Zeferino Vaz – 9h. 

Entrega De 1000 Exemplares Da Edição Popular Do Livro “Você Me Viu Por Aí? Para Mulheres Em Tratamento Caism E Outros Hospitais Públicos - Cristiana Castrucci. Auditório Caism Universidade Estadual De Campinas - Unicamp - Rua Alexander Fleming, Nº 101 - Cidade Universitária Zeferino Vaz - 11h 

Palestra: Travessia - Muito Tenho Prá Falar... Marcia Bittar Nehemy - Psicóloga E Sexóloga. Livraria Cultura Shopping Iguatemi Campinas, 19h.

 

31 de Outubro 

1º Simpósio De Atualização Do Instituto De Mama – Simama, Vitória Hotel Concept, 8h. 

*Em Todos Os Eventos Campanha Para Doação: Lenços De Cabeça - Cílios Postiços - Perucas - Cabelo Para Perucas (20cm).


Crédito: Fernanda Sunega
Secretário de Saúde fala da importância da prevenção

Crédito: Fernanda Sunega
Sandra Ciocci: Família deve acolher mulher com diagnóstico de câncer de mama

Crédito: Fernanda Sunega
Alunos da Escola de Dança Paulo Zanandré

Crédito: Fernanda Sunega
Evento teve apresentação de dança

Volta ao índice de notícias