Prefeito recepciona mais 75 agentes comunitários de saúde

07/10/2015

Autor: -

O prefeito Jonas Donizette recepcionou nesta quarta-feira, 7 de outubro, mais 75 agentes comunitários de saúde aprovados em processo seletivo. Na semana passada, outros 81 profissionais foram recepcionados pelo chefe do Executivo e pelos secretários de Recursos Humanos, Marionaldo Maciel e de Saúde, Carmino Antonio de Souza, e pela coordenadora da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, Marisa Cordoba.  

Ao todo, 255 profissionais estão sendo contratados. Além de compor as equipes de saúde da família, os agentes também atuarão no combate à dengue com ações de educação e orientação. 

Jonas falou sobre o processo de renovação dos quadros de funcionários feito a partir de 2013. Foram realizados 14 concursos públicos, além de processos de seleção na área da saúde. “Na gestão pública nós temos que fazer escolha e nós escolhemos acreditar nas pessoas. Peço que cada um aqui faça o seu melhor, porque se fizermos um bom time, será bom para a cidade”, disse. 

O prefeito ressaltou, ainda, que em 2013 a Prefeitura contava com 500 agentes comunitários de saúde e com as novas contratações chegará a 755, ou seja, um aumento de 50% na equipe. “Com as novas contratações, vamos chegar a 207 equipes e o alcance do Programa de Saúde da Família vai passar de 32% para mais de 60%”, completou.  

Para o secretário de Saúde, o Programa de Saúde da Família é uma grande conquista da população. “Temos grande expectativa com relação ao trabalho de vocês, que serão nosso maior elo entre a Prefeitura e os cidadãos. Vocês vão trabalhar na orientação de questões de saúde e também com relação à dengue”, disse Carmino de Souza. 

O secretário de Recursos Humanos, Marionaldo Maciel, lembrou do processo pelo qual os profissionais passaram. “Vocês cumpriram várias etapas para chegar aqui. Desejo boas vindas e que vocês consigam fazer a diferença em seus locais de trabalho”, disse. 

Para os próximos dias está previsto mais um encontro com os novos agentes comunitários de saúde.

 

Integração 

Ainda no período da manhã, os agentes participaram do Curso de Integração promovido pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). Durante a capacitação, foram abordados os seguintes aspectos: o que é serviço público; discussão com o grupo sobre o que norteia a prestação dos serviços públicos; direitos e deveres; entre outros.  

À tarde, a capacitação ficará por conta da Secretaria de Saúde, por meio do Cets (Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde). A equipe apresentará um filme sobre o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde). Além disso, abordará as ações de vigilância sanitária e combate à dengue que vêm sendo realizadas pela Prefeitura.


Crédito: Luiz Ganzotto
Prefeito fala aos novos agentes

Crédito: Luiz Ganzotto
Jonas fala das ações na Saúde

Crédito: Luiz Ganzotto
Carmino de Souza fala no evento de recepção

Crédito: Luiz Ganzotto
Novos servidores participam da cerimônia de recepção

Volta ao índice de notícias