Mutirão contra o câncer leva carreta com mamógrafo ao Hospital Mário Gatti

07/10/2015

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti está recebendo nestas quarta e quinta-feiras, dias 7 e 8 de outubro, a carreta do Hospital de Câncer de Barretos para a realização de mamografias e prevenção de câncer de mama, dentro da programação do “Outubro Rosa”. Estão sendo atendidas mulheres de 40 a 69 anos para exames que já estavam pré-agendados nos 64 Centros de Saúde do Município e a expectativa é que mais de 120 mamografias sejam realizadas nos dois dias, das 8 às 17 horas. 

O atendimento dura cerca de 10 minutos e o resultado dos exames sai em até 30 dias. “Se houver alguma alteração nos exames, a paciente será encaminhada para fazer acompanhamento com mastologista do hospital”, conta o presidente do Mário Gatti, o ginecologista Marcos Pimenta. As demais mulheres que tiverem o exame normal continuam em acompanhamento nos Centros de Saúde do município. 

Além do aparelho de mamógrafo, uma equipe está orientando as mulheres sobre prevenção e fatores de risco para o câncer de mama.

O câncer de mama consiste, atualmente, na maioria dos países e principalmente no ocidente, na principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Em 2014, foram 57 mil novos casos no Brasil, com 14,3 mil mortes. Em Campinas são cerca de 100 mortes por ano. O número só é menor do que o de óbitos por doenças cardiovasculares. Em 2014, 108 campineiras morreram em decorrência do câncer de mama e, somente este ano, foram 62. 

“O câncer é uma doença tratável e curável, especialmente com diagnóstico precoce”, afirma o secretário de Saúde de Campinas, o médico hematologista Carmino Antonio Souza. Por isso é fundamental a realização da mamografia anualmente a partir dos 50 anos. 

“Outubro Rosa” é um movimento mundial que tem por objetivo alertar, conscientizar e informar as pessoas sobre o câncer de mama.


Crédito: Carlos Bassan
Caminhão com mamógrafo


Crédito: Carlos Bassan
Cadastramento


Crédito: Carlos Bassan
Grande movimento

Volta ao índice de notícias