Prevenção de câncer bucal acontece nesta sexta na Praça Rui Barbosa

08/10/2015

Autor: -

A Prefeitura Municipal de Campinas e a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) realizam nesta sexta-feira, 9 de outubro, a Campanha de Prevenção de Saúde Bucal "Sorria para a Vida". O evento, que prevê ações educativas e exames clínicos bucais gratuitos para a população, será na Praça Rui Barbosa, Centro de Campinas, das 8h às 17h. A expectativa é de realizar cerca de 250 exames e o principal objetivo é chamar a atenção da população sobre a prevenção do câncer de boca e faringe, responsável por 46 mortes em Campinas em 2014, e alertar para o aumento da incidência de câncer oral por HPV em adultos e jovens. 

Os atendimentos serão feitos por cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde em uma “odontovan”. Casos detectados que apresentem algum tipo de lesão na mucosa, que necessitem de tratamento ou acompanhamento clínico posterior, serão encaminhados para a Clínica de Diagnóstico Bucal, mantida em parceria entre a Secretaria de Saúde e a ACDC (Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas). O exame é rápido, indolor, seguro e qualquer pessoa pode fazê-lo. 

Nos jovens, 32% dos tumores estão relacionados ao HPV e ao sexo sem proteção. O câncer bucal mata quase 5 mil brasileiros por ano mas, se a doença for diagnosticada precocemente, a chance de cura é de 80 % a 90%. A campanha, em âmbito nacional, tem por objetivo salvar a vida de 14 mil brasileiros que apresentarão novos casos de doença neste ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde e trabalhar na direção de diminuir a morte de 4 mil pessoas/anualmente, por meio da prevenção. 

Além da campanha promovida em parceria com a ABCD, a Prefeitura realiza há 14 anos, anualmente, a “Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal”. Somente este ano, entre os dias 25 de abril e 15 de maio, foram realizados 31.250 exames nas 63 Unidades que oferecem atendimento odontológico. Mensalmente, são diagnosticados cinco a seis novos casos de algum tipo de câncer bucal por mês dentro dos serviços de saúde do município. 

“Nossas unidades de saúde realizam este tipo de trabalho preventivo. Quando detectado um caso mais grave, o paciente é direcionado para um dos dois CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) ou para a ACDC, para tratamento”, explica o coordenador de saúde bucal da Secretaria de Saúde de Campinas, Isamu Murakami. 

A ação da ABCD será realizada em 24 pontos do País até o mês de novembro deste ano, envolvendo várias entidades e empresas parceiras na missão de salvar vidas por meio do diagnóstico precoce de câncer bucal. 

Para Silvio Cecchetto, presidente da ABCD, "O cirurgião-dentista tem papel relevante neste trabalho pois é ele o profissional que tem expertise para não só conscientizar a população sobre os riscos do fumo como para detectar precocemente os primeiros sinais de câncer bucal. Quanto antes forem diagnosticadas lesões bucais ou pré-cancerosas, maior a possibilidade de salvar vidas'', afirma Cecchetto. 

As pessoas interessadas em participar da campanha poderão se dirigir ao local na data e endereço indicado e realizar o exame. 

 

Casos de câncer bucal em jovens devem crescer 300% em 10 anos 

O HPV causa 50% dos cânceres da orofaringe, indicam dados do Inca. A incidência dos tumores de cabeça e pescoço relacionados ao HPV tem crescido de forma importante nos últimos 20 anos. Acredita-se que no ano de 2020 a sua incidência ultrapassará a de câncer cervical nos Estados Unidos. O câncer bucal por HPV ocupa o 5º lugar nas mortes em todo o mundo e entre seus riscos principais está o sexo sem proteção. Além disso, estudo em andamento mostra que em amígdala, até 80% dos casos estão associados ao vírus HPV. Há 10 anos, essa associação existia em apenas 25% dos casos, representando um crescimento superior a 300%. 

Diagnóstico precoce dá chance de cura em até 90% dos casos - O câncer oral por HPV, bem como o câncer bucal por outros fatores podem ser evitados com diagnóstico precoce feito por cirurgião-dentista (região bucal) e por médico (na região da laringe), aos primeiros sinais, seguido de encaminhamento e tratamento rápidos. Com diagnóstico precoce, há chance de cura entre 80% a 90% dos casos de câncer bucal. 

 

Fatores de risco para o câncer bucal 

Os principais fatores de risco para o câncer bucal são: fumo; ingestão de bebidas alcoólicas; infecções por HPV, já que 32% dos tumores em jovens estão relacionados a esse vírus, segundo estudo do A. C. Camargo Cancer Center, e exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio). 

O Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) aponta que 83% dos homens com câncer de cabeça e pescoço, aí incluído o câncer bucal, são ou foram fumantes. Dos pacientes tratados, 60% são vítimas de tumores localizados na boca e, 40%, na faringe ou laringe. Além desses fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais, mas rica em gorduras. 

 

2015: 15 mil brasileiros terão diagnostico de câncer bucal  

Quinze mil brasileiros terão câncer bucal em 2015. Estima-se que desses casos, 70 a 80 % deles serão diagnosticados tardiamente, já na fase adiantada da doença, resultando em pior qualidade de vida, maiores taxas de morbidade e mortalidade, maior risco de mutilação e maior complexidade do tratamento, por meio da reconstrução facial e da reabilitação do paciente, de acordo com dados do Hospital AC Camargo.


Crédito: Arquivo PMC
Ação terá ações educativas e exames clínicos

Volta ao índice de notícias