Saúde promove ações para marcar o Dia Mundial de Combate ao AVC

21/10/2015

Autor: -

Conscientizar as pessoas sobre os riscos do AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido também como derrame, é o objetivo das ações que serão promovidas a partir desta sexta-feira, 23 de outubro, pelo Centro de Referência em Reabilitação (CRR) de Sousas, em parceria com a Rede Brasil AVC. A programação faz parte da Campanha Mundial de Combate ao AVC. Dia 29 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao AVC

Segundo dados do Ministério da Saúde, o AVC é a principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. A cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência de Acidente Vascular Cerebral; são mais de 100 mil mortes por ano.

As atividades programadas serão direcionadas aos usuários do CRR e seus acompanhantes e incluem avaliações de fatores de risco; depoimentos; aferição de pressão e encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS); roda de conversas; distribuição de material educativo e palestras; coral; oficina de ervas e outras.

De acordo com a coordenadora do CRR, Helen Rodrigues Hirashima, é importante que as pessoas compreendam que o AVC é, em grande parte, evitável. “As ações serão de conscientização sobre os riscos, mas também uma forma de demonstrar para as pessoas que é possível evitar o AVC por meio de melhora da qualidade de vida”, disse.

Ainda segundo Helen, também é preciso saber identificar os sintomas para que o socorro seja feito o quanto antes e de forma adequada. Entre os sinais estão a paralisia facial, fala arrastada, falta de força nos membros superiores e inferiores, confusão mental, tonturas e forte dor de cabeça. Ao identificar um ou mais sintomas, o paciente deve procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Atualmente, o CRR conta com 56 profissionais (médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo, assistente social e psicólogos) e atende cerca de 200 usuários por dia.

“Nossa unidade é referenciada com vagas distribuídas para toda a rede, ou seja, as demandas são encaminhadas pelas unidades de saúde do município. É um trabalho integrado entre diversas especialidades da área de saúde”, explicou Helen.

 

Dia Mundial de Combate ao AVC

29 de outubro marca o Dia Mundial de Combate ao AVC.

 

Confira a programação completa

Período: De 23 a 30 de outubro

Horário previsto: manhã (das 8h às 11h); tarde (das 14h às 17h)

Local: Centro de Referência em Reabilitação (CRR) – Jorge Rafful Kanawaty (Rua Atílio Miatto, 210 - Arboreto dos Jequitibás - Vila Santana II - Sousas)

 

23 de outubro (sexta-feira)

Manhã: Grupo Consciência Corporal e Grupo 'Conte sua história': depoimentos de usuários e familiares

Tarde: Sexta Cultural

 

26 de outubro (segunda-feira)

Manhã: Grupo Movimento Vital Expressivo + Roda de conversa sobre direitos das pessoas com AVC; e Grupo Ampliado de Yoga

Manhã e tarde: Aferição de Pressão Arterial (PA) + Avaliação de fatores de risco da população + encaminhamento para a UBS de referência

 

27 de outubro (terça-feira)

Manhã: atividade cultural

Tarde: Aferição de PA + Avaliação de fatores de risco da população + encaminhamento para UBS de referência; e Roda de Conversa sobre os Direitos das Pessoas com a AVC.

 

28 de outubro (quarta-feira)

Manhã: Vivência do uso do transporte do PAI-Serviço

Tarde: Roda de conversa sobre nutrição; e Vivência do uso do OPM (órteses, próteses e cadeiras de roda)

 

29 de outubro (quinta-feira)

Manhã: Bingo do AVC; Oficina de orientações alimentares; Distribuição de material educativo e palestra; cartazes e vídeos educativos; aferição de PA e avaliação de fatores de risco e encaminhamento para UBS de referência; e relaxamento e atividades corporais.

Tarde: Coral 'Vozes da Saúde'; oficina de ervas; distribuição de material educativos e palestras; cartazes e vídeos educativos; aferição de PA e avaliação de fatores de risco e encaminhamentos para a UBS de referência; relaxamento e atividades corporais.

 

Volta ao índice de notícias