Prefeitura recepciona mais 77 novos agentes comunitários de saúde

21/10/2015

Autor: -

O prefeito Jonas Donizette, acompanhado do secretário de Recursos Humanos, Marionaldo Maciel, da diretora de Saúde, Mônica Macedo Nunes, e da coordenadora da EGDS, Marisa Córdoba, recepcionou nesta quarta-feira, 21 de outubro, mais 77 agentes comunitários de saúde aprovados em processo seletivo. Ao todo, 255 profissionais ingressaram na Prefeitura e vão atua na rede municipal de saúde.

Os novos agentes, além de ajudar no combate à dengue, vão compor mais 45 equipes de saúde da família. Em 2013, a Prefeitura contava com 97 equipes; em 2015 eram 162; e agora, com as novas contratações, passará a ter 207 equipes. Com isso, o alcance do Programa de Saúde da Família mais que dobrou, passando de 32% para quase 70%.

Jonas falou sobre o processo de renovação do quadro de funcionários pelo qual a Administração tem passado, com a admissão de mais de 3,5 mil servidores via concurso público. “No caso dos agentes comunitários de saúde, aumentamos em 50% o número de profissionais e isso é muito significativo. Optamos, desde o início do governo, por investir em pessoas”, afirmou.

O prefeito lembrou, ainda, que o agente comunitário de saúde é um profissional que entra na casa das pessoas e esse acesso facilita o trabalho de orientação, principalmente nas ações de combate à dengue. “Vocês serão a imagem do serviço público junto a essas pessoas. Façam a diferença”, completou.

Na Prefeitura, a contratação dos agentes comunitários de saúde é feita por meio de processo seletivo, por tratar-se de um emprego público no qual o profissional tem que residir na área de abrangência do distrito de saúde ao qual faz parte.

A convocação dos aprovados foi feita a partir da classificação final do processo seletivo, que neste caso também é por distrito de saúde.

Integração

Ainda no período da manhã, os agentes participaram do Curso de Integração promovido pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). Durante a capacitação, foram abordados os seguintes aspectos: o que é serviço público; discussão com o grupo sobre o que norteia a prestação dos serviços públicos; direitos e deveres; entre outros.

À tarde, a capacitação ficará por conta da Secretaria de Saúde, por meio do Cets (Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde). A equipe apresentará um filme sobre o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde). Além disso, abordará as ações de vigilância sanitária e combate à dengue que vêm sendo realizadas pela Prefeitura.

Crédito: Fernanda Sunega
Jonas fala com os novos servidores durante evento

Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito ressaltou a importância do trabalho dos agentes