Palestra sobre o câncer de mama encerrou a campanha Outubro Rosa na Sanasa

29/10/2015

Autor: -

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama foram os temas abordados nesta quinta-feira, 29 de outubro, pelo médico ginecologista e mastologista Neucenir Gallani, durante a palestra de encerramento da campanha Outubro Rosa na Sanasa. Convidado pelo Grupo Gestor do Voluntariado, o especialista falou sobre os mitos criados em torno da doença, dos exames preventivos anuais e da incidência desse tipo de câncer. A apresentação, realizada no Auditório Capivari, foi destinada aos funcionários da empresa, em especial às mulheres.  

O médico iniciou a palestra com uma recomendação. “A primeira coisa que precisamos fazer é desmistificar o câncer de mama e trazer esse assunto para a nossa realidade”. Em seguida, apresentou dados sobre a incidência. No Estado de São Paulo, surgem 50 novos casos a cada 100 mil habitantes por ano. Em Campinas, o número de novos casos é de 250 ao ano. “Nos Estados Unidos, uma a cada oito meninas vão desenvolver a doença”, comparou.

Segundo o ginecologista, não se sabe a causa. “Obesidade é um fator de risco e a deficiência de vitamina D também tem influência”, citou Gallani. O médico disse ainda que fatores como reposição hormonal e a implantação de silicone não causam a doença. Do total de casos de câncer de mama, 99% são mulheres e 1%, de homens.

Não é possível prevenir câncer de mama, mas é possível diagnosticar precocemente por meio dos exames clínicos anuais como mamografia e ultrassom. A ressonância magnética é outro recurso usado para se fazer o diagnóstico, além do autoexame feito mensalmente. Os exames anuais, destaca o ginecologista, aumentam em 75% as chances do diagnóstico da doença ainda no estágio inicial, que podem ser tratados com quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia ou cirurgia.

Além do câncer de mama, o médico também abordou o câncer no colo do útero, que atinge 40 a cada 100 mil mulheres por ano e está diretamente relacionado ao vírus HPV, bem como a importância da vacina como forma de evitar a doença.

Neucenir Gallani é formado em medicina pela Unicamp, com residência em ginecologia/obstetrícia, mastologia e oncologia ginecológica. Estudou cirurgia plástica reconstrutiva no Instituto dei Tumori di Milano, na Itália. Além de diretor clínico da SYMCO Clínica, o médico atua em diversos hospitais da cidade, entre eles Beneficência Portuguesa, Vera Cruz, Casa de Saúde e Maternidade de Campinas.

 

Funcionários de cor-de-rosa

Além da palestra, o encerramento da campanha foi marcado pela participação dos funcionários da Sanasa, que trabalharam nesta quinta-feira com uma peça do vestuário na cor rosa. A intenção foi conscientizar principalmente as mulheres sobre a importância dos exames preventivos para diagnosticar o câncer de mama.


Crédito: Manoel de Brito - Sanasa
Funcionários ouviram a palestra e vestiram rosa

Crédito: Manoel de Brito - Sanasa
Neucenir Gallani falou sobre prevenção e tratamento

Volta ao índice de notícias