Comitês Regionais estarão mobilizados contra a dengue em toda a cidade

05/11/2015

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, oficializou nesta quinta-feira, 5 de novembro, a criação dos Comitês Regionais de Controle e Combate da Dengue e outras Arboviroses. A ação marca uma grande mobilização da prefeitura no enfrentamento da dengue no período que antecede a época de aumento de casos, que são os meses de calor e chuva.  

“A descentralização do combate à dengue deve ampliar a qualidade da resposta do poder público, pois cada lugar de nossa cidade tem suas características próprias e a percepção das realidades locais melhora a identificação e combate ao problema. A ação dos comitês regionais conta com o apoio da Administração, o que vai assegurar a eficiência das iniciativas”, afirmou o prefeito. 

Serão seis comitês regionais – Sul/Sul, Sul/Leste, Noroeste, Sudoeste, Norte e Leste. A regionalização permitirá que a atuação responda às necessidades de cada território. O objetivo da medida é potencializar as ações de prevenção e controle da dengue e fortalecer a intersetorialidade, reproduzindo em todas as regiões da cidade o trabalho do Comitê Municipal, criado por meio de decreto em janeiro de 2015.  

O comitê municipal de dengue reúne várias secretarias e autarquias para planejar, desencadear e agilizar as ações de prevenção e controle da doença. O comitê é coordenado pela secretaria de Chefia de Gabinete e inclui as pastas de Saúde, Educação, Serviços Públicos, Recursos Humanos, Administração, Comunicação e Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da Defesa Civil e da Sociedade de Abastecimento de Água S/A (Sanasa). 

As equipes regionais serão compostas por representantes de diversas secretarias, indicados pelos secretários de cada pasta. A ideia é mobilizar todas as pastas, para que se envolvam nas ações de controle e prevenção.

 

Importância 

Durante o evento, secretários envolvidos no Comitê e o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira ressaltaram a importância da intersetorialidade e da regionalização.  

“A OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou a dengue como o mais importante problema de saúde pública no mundo. Não pode haver acomodação, mesmo depois que a vacina for disponibilizada. As ações têm de ser contínuas”, diz o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza.  

Para o vice-prefeito, a administração tem atuado de forma ampla e intersetorial. “A participação da população é muito importante para que tenhamos sucesso. Quando pensamos em dengue, logo relacionamos a quesetão à Saúde, mas temos que pensar em unir todas as forças da Administração na guerra contra o mosquito”, avaliou.  

 

Plano de Contingência  

O evento contou com a presença de servidores de todas as secretarias. Durante a cerimônia, foram distribuídas cópias do Plano de Contingência Municipal para o Enfrentamento da Dengue e Chikungunya 2015/2016, publicado no Diário Oficial em outubro deste ano.  

O planejamento foi elaborado com o intuito de nortear a administração na resposta às epidemias de dengue e outras arboviroses. 

O documento é inédito no país porque traz atribuições relativas não somente à Secretaria de Saúde, mas a outras secretarias municipais, departamentos e/ou autarquias da prefeitura que têm responsabilidades no controle e prevenção da doença e na organização necessária para atender a situações de aumento de casos.


Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito destaca grande mobilização contra a doença

Crédito: Fernanda Sunega
Para Cármino, combate à dengue deve ser permanente

Crédito: Fernanda Sunega
Lançamento reuniu representantes das várias áreas da prefeitura

Crédito: Fernanda Sunega
Vice-prefeito participou da solenidade

Volta ao índice de notícias