População da região do Ouro Verde recebe Centro de Saúde reformado

06/11/2015

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, entregou nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, a reforma do Centro de Saúde União dos Bairros, localizado entre o Vila Vitória e Vida Nova, na região do Ouro Verde, beneficiando mais de 30 mil pessoas. 

Participaram da solenidade de entrega o secretário de Saúde Cármino de Souza; a coordenadora do Distrito Sudoeste, Deise Fregni Hadich; a coordenadora do CS União dos Bairros, Sandra de Fátima Arruda Ferreira; conselheiros de saúde, lideranças comunitárias e moradores da região. 

Jonas Donizette anunciou que a Prefeitura de Campinas reformou e ampliou 22 unidades de saúde em todas as regiões da cidade desde 2013. Ele ressaltou o compromisso de sua administração em recuperar esses equipamentos , além de contratar pessoal necessário para o funcionamento das unidades, atendendo às necessidades da população. 

O prefeito lembrou a infância humilde e a necessidade de utilizar os serviços públicos, para entender melhor os anseios de quem precisa dos serviços de saúde de Campinas. 

“Eu sou filho de uma família humilde e já tive que usar os serviços públicos de saúde. Isso faz com que eu entenda a necessidade das pessoas e tenha vontade de fazer cada dia mais e melhor. Administrar é fazer a coisa certa e nós vamos continuar nesta caminhada, pois já fizemos muito e ainda tem muito para fazer”, disse.  

O Centro de Saúde União de Bairros, que não recebia reforma dede 2007, passou por serviços de pinturas externa e interna; troca de fechaduras e torneiras; consertos de portas e alambrado, além da revitalização do estacionamento. As obras duraram 40 dias, com investimentos de R$ 100 mil. 

O secretário Cármino de Souza ressaltou que, além das melhorias de infraestrutura, o CS recebeu terminais de fibra ótica para interligação informatizada com toda a rede de saúde municipal.  

Segundo ele, além de recuperar os equipamentos de saúde, a prefeitura tem realizado as reformas com critérios de modernidade, qualidade e humanização. 

“Seguindo orientação do prefeito Jonas Donizette, a Secretária de Saúde tem procurado fazer o possível para reabilitar a rede com serviços de manutenção que há muito tempo não eram realizados. Além disso, temos tido a preocupação de fazer as obras pensando no bem-estar da população e dos servidores, modernizando e melhorando a ambiência”, disse Souza. 

A aposentada Amália Paulo dos Santos, moradora do Vila Vitória, fez questão de ver o resultado da reforma e elogiou os serviços. “Valeu muito essa reforma e o atendimento que já é bom só vai melhorar”, disse. 

O Centro de Saúde União dos Bairros atende uma média de mil pessoas por dia entre consultas ambulatoriais, procedimentos de enfermagem, odontologia e farmácia. Ao todo são 75 funcionários, sendo 10 médicos de várias especialidades. 

A coordenadora da unidade, Sandra de Fátima Arruda Ferreira, considera que a reforma foi fundamental para tornar o local mais humanizado tanto para quem precisa de cuidado como para quem cuida. 

“Essa reforma é uma maneira de dizer para o usuário que nós cuidamos dele e que ele precisa nos ajudar a cuidar do patrimônio público. Tanto a população como nós, servidores, nos sentimos valorizados e acolhidos. Nós agradecemos ao empenho e determinação do prefeito Jonas Donizette por esse tratamento com mais dignidade”, concluiu. 

O centro de saúde atende de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

 

Novas unidades 

O prefeito Jonas Donizette aproveitou a entrega da reforma do Centro de Saúde União dos Bairros para confirmar a celebração de um convênio com o BID(Banco Interamericano de Desenvolvimento), no valor de cerca de R$ 50 milhões, para a construção de mais 6 centros de saúde. 

Além das novas unidades, os recursos vão garantir a reforma de mais 12 unidades e ampliação de algumas delas.


Crédito: Fernanda Sunega
Descerramento da placa de inauguração

Crédito: Fernanda Sunega
Fachada do prédio reformado

Crédito: Fernanda Sunega
Jonas Donizette e Carmino de Souza

Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito posa com equipe de atendimento do CS

Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito cumprimenta usuários

Volta ao índice de notícias