Novembro Azul: médico urologista fala sobre câncer de próstata na Sanasa

18/11/2015

Autor: -

Com o objetivo de alertar os funcionários da Sanasa para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o médico urologista Murillo Almeida ministrou uma palestra sobre o tema na terça-feira, dia 17 de novembro. A ação é uma iniciativa do Grupo Gestor do Voluntariado e integra a campanha Novembro Azul. “A saúde é o nosso maior patrimônio”, destacou o presidente Arly de Lara Romêo sobre a importância de se promover este tipo de palestra dentro da empresa. 

Durante a palestra, o urologista mostrou dados estatísticos para alertar que a prevenção da doença, por meio de exames periódicos, é o principal caminho para se manter em boas condições de saúde. “Pessoas obesas têm mais probabilidade de ter a doença; na mesma direção, os fumantes têm 26 vezes mais chances de desenvolver o câncer de próstata em relação aos não fumantes”, alertou o médico sobre os fatores de risco.  

De um modo sequenciado, ele mostrou como ocorrem as transformações no corpo do homem, os sintomas que podem evidenciar o câncer de próstata, os exames necessários, o desenvolvimento da doença, o tratamento e os efeitos colaterais. De acordo com o médico, homens com mais de 45 anos devem fazer anualmente os exames preventivos que incluem o toque retal; o PSA (Antígeno Prostático Específico), verificado por meio da coleta de sangue; e ultrassom transretal, em casos suspeitos.  

Contudo, deve-se considerar também a incidência de casos da doença em parentes próximos, como pai e irmão, para que os exames se iniciem antes desta idade. “Quando há apenas um parente próximo com a doença, as chances de se desenvolver aumentam 2,2 vezes; se forem dois parentes, aumentam em 4,9 vezes; e se houver três parentes próximos, aumentam em 10,9 vezes”, enumerou o médico.  

Nos Estados Unidos, segundo Almeida, a cada dois minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata, e a cada 18 minutos, há um óbito em decorrência da doença. “Já no Brasil, em 2014 surgiram 68 mil novos casos da doença. Ou seja, a cada hora tem um óbito e quase 13 mil homens já morreram”, completou. Entre os tratamentos disponíveis estão a cirurgia (prostatectomia), a radioterapia e a braquiterapia. “O tumor na próstata é de crescimento lento e, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura da doença são de até 90%”, explicou. 

Almeida é médico especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia e com MBA em Administração Hospital e Sistemas de Saúde, pela FGV. Em relação à experiência profissional, o médico já foi vice-presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, diretor Comercial da Unimed Campinas e diretor Presidente da MMVB Representações Ltda (Gestora Comercial de Operadoras de Saúde). Na Irmandade de Misericórdia de Campinas, Almeida já atuou como diretor Técnico e diretor Clínico e, desde 2008, exerce a função de provedor dessa instituição.


Crédito: Gilson Machado
Funcionários da Sanasa participam de palestra sobre câncer de próstata

Volta ao índice de notícias