Secretaria de Saúde inicia ação de bloqueio contra raiva no Jd. Aeroporto

24/11/2015

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste e dos Centros de Saúde Jardim Aeroporto e DIC III, inicia nesta quarta-feira, 25 de novembro, uma ação de bloqueio contra raiva no Jardim Aeroporto. As ações, que acontecem até sábado, dia 28, foram desencadeadas depois que o Instituto Pasteur confirmou, em 13 de novembro, um caso de raiva canina no bairro. 

De acordo com a veterinária coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Tosca de Lucca, as equipes irão percorrer cerca de 2 mil imóveis em 56 quarteirões do Jardim Aeroporto. Ela explica que será levantado o número de cães e gatos por imóvel na área de bloqueio e serão colhidas informações sobre o mês e o ano da última dose da vacina antirrábica aplicada nos animais. “Todos os cães e gatos serão vacinados, mesmo que tenham recebido a vacina neste ano. A intenção é estimular a produção de anticorpos contra a raiva na população canina e felina na área de bloqueio”, comenta. 

As visitas aos imóveis irão acontecer sempre das 8h30 às 12h30. Se estiver chovendo, a ação será adiada para o dia seguinte. 

Durante o trabalho, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde também irão explicar aos moradores do bairro cuidados básicos, como por exemplo, evitar colocar a mão em morcegos. “É importante ressaltar o papel do morcego na cadeia de transmissão da doença, já que atualmente este animal tem se mostrado como o principal transmissor do vírus da raiva para cães e gatos em áreas urbanas do Estado de São Paulo”, diz. 

Neste ano, além da raiva canina, foram confirmados cinco casos em morcegos e um em herbívoro. A doença é letal em 100% dos mamíferos, inclusive nos humanos. A transmissão ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão. 

Morcegos nunca devem ser manipulados e quando são encontrados voando durante o dia, caídos no chão, pendurados em muros ou paredes é necessário entrar em contato com a UVZ por meio do telefone (19) 3245-1219. “As pessoas devem evitar contato com morcegos mesmo que eles estejam com comportamento normal ou mortos. Devemos lembrar que os morcegos têm um importante papel na natureza, pois são responsáveis pelo controle da população de insetos nas áreas urbanas e atuam na dispersão de sementes e polinização. São animais protegidos por lei. Portanto, só há indicação de recolhimento de morcegos encontrados com alteração de comportamento e isso deve ser feito pela equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses”, afirma.

Volta ao índice de notícias