Hospital Doutor Mário Gatti recebe prêmio 'Referência da Saúde 2015'

27/11/2015

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, foi premiado na quarta-feira, 26 de novembro, como “Referência da Saúde 2015” na área de gorvenança coorporativa, pela utilização da ferramenta Análise SWOT de gestão e planejamento estratégico. 

A solenidade de premiação ocorreu em São Paulo e reuniu representantes de unidades hospitalares de todo o estado. 

O prêmio é concedido pela PWC (Price Waterhouse Coopers -uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria e consultoria) e pela Live Healthcare Media(considerada a mídia mais influente e inovadora na saúde da América Latina), que reconhecem como destaques, projetos de saúde nas áreas de informática, ambiente, RH, gestão financeira e governança coorporativa. 

Para o presidente do Mário Gatti, Marcos Eurípedes Pimenta, a premiação é um reconhecimento de que a gestão pública de saúde pode e deve ser excelente: “Este prêmio “Referência da Saúde 2015” é representativo, pois além de nos dar a certeza de que estamos no "rumo" certo, é uma forma de estimular nossas equipes a continuarem na busca do objetivo de levar o Mário Gatti a patamares de excelência”.

 

Gestão eficiente 

Desde setembro de 2014, O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti adaptou para o serviço público de saúde, e adotou como novo instrumento para seu planejamento estratégico de melhoria administrativa e assistencial, a ferramenta SWOT, sigla dos termos ingleses Strengths -Forças, Weaknesses - Fraquezas, Opportunities - Oportunidades e Threats –Ameaças, utilizada para fazer análise de contexto. A Análise SWOT é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão e, nesse sentido, reafirmou a razão de existir do hospital como sendo “assistência”, “atenção” e “ensino”, com visão de futuro voltada para a excelência e a integralidade (qualidade e resolutividade em rede).  

A ferramenta SWOT tem sido bastante difundida no ambiente da inteligência de gestão, ajudando a organização, o serviço e o sistema a olhar para si e para o meio onde opera, buscando identificar as principais características que tornam a organização mais vulnerável às mudanças no ambiente ou mais potente para atuar.  

Ao adotar a nova ferramenta de gestão no exercício do planejamento do hospital, o presidente Marcos Eurípedes Pimenta ressaltou a importância de se fazer diagnósticos necessários à (re)organização das diferentes áreas e setores. O objetivo é criar grupalidade e visualizar diferentes cenários de atuação do Hospital, visando um plano diretor que conduza a instituição hospitalar ao nível de excelência. “É importante destacar que, agora, nós temos uma política institucional bem estabelecida e adotamos uma ferramenta consagrada de administração, dentro da qualificação da gestão interna, que vai resultar na melhor qualidade de atendimento e assistência, conduzindo o Mário Gatti para um nível de excelência em assistência, atenção e ensino”, disse, na oportunidade, o presidente.

Volta ao índice de notícias