Ações marcam campanha pelo fim da Violência contra as Mulheres

03/12/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas realiza uma série de ações relacionadas à Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres que ocorre, mundialmente, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro. O objetivo é promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. 

A abertura da Campanha ocorreu na Praça Ruy Barbosa, no centro da cidade, com a entrega de material informativo sobre os direitos da mulher, corte de cabelo, pintura no rosto, orientação jurídica, apresentação de peça teatral sobre violência, emissão de carteira de trabalho e cadastro para vagas de emprego. 

Também dentro da programação, a equipe da Prefeitura já passou pela Praça Arautos da Paz distribuindo material informativo, oficina e campeonato de pipas. De acordo com os organizadores, o principal objetivo deste dia foi envolver os homens, por meio da oficina de pipas, para lutar pelo combate à violência doméstica.  

A equipe também fez a distribuição de informativos no Ciclo Básico da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para as questões que envolvem o fenômeno da violência doméstica e de gênero contra as mulheres.  

Nesta sexta-feira, haverá nova edição de distribuição de material no Terminal Barão Geraldo e, na próxima semana, a mesma ação ocorre no Terminal Mercado que fica ao lado do Mercado Municipal. Os folhetos trazem informações sobre a campanha, os tipos de violência que acometem as mulheres, Lei Maria da Penha e os serviços disponíveis no município de Campinas que compõem a rede de atendimento à mulher. 

O lançamento da 9ª edição do Boletim SISNOV – Sistema de Notificação de Violência de Campinas, que ocorreu nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, também integra a Campanha dos 16 dias de Ativismo.

 

A Campanha 

Em 1991, mulheres de diferentes países iniciaram a Campanha dos 16 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência contra a Mulher, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres do mundo. 

O período escolhido pela Campanha é bastante simbólico, já que se inicia no dia 25 de novembro - declarado como o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e finaliza no dia 10 de dezembro - Dia Internacional do Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos. 

Atualmente, cerca de 150 países desenvolvem esta Campanha. No Brasil a Campanha é realizada desde 2003 por meio de ações de mobilizações e esclarecimento sobre o tema. No País, o início da Campanha foi antecipado para o dia 20 de novembro – dia Nacional da Consciência Negra – pelo reconhecimento da opressão e discriminação históricas contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que são as principais vítimas da violência de gênero. 

O Dia 25, inclusive, foi escolhido para homenagear o violento assassinato das irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Tereza), no dia 25 de novembro de 1960, pelo ditador Rafael Trujilo, na República Dominicana. Em 1999, as Nações Unidas reconheceram oficialmente o dia 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres.


Crédito: Divulgação
Cartaz da campanha

Volta ao índice de notícias