Tribunal de Contas avalia gestão da Saúde em Campinas como muito boa

04/12/2015

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu nota 8,7 (numa escala de 0 a 10) e foi classificada como muito efetiva na avaliação sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, do Tribunal de Contas (TC) do Estado de São Paulo. O estudo refere-se ao exercício de 2014. 

Entre os itens avaliados, o TC considerou o atendimento à Emenda Constitucional 29, que determina que os municípios devem investir no mínimo 15% de seu orçamento em Saúde. 

Em 2014, Campinas aplicou 26,02 % na área e reafirmou sua condição como uma das cidades brasileiras que mais investe em Saúde Pública no País.

 

Avanços 

Na área de infraestrutura, por exemplo, desde 2013, a Secretaria de Saúde promoveu o maior investimento das últimas décadas. Foi inaugurado um novo Centro de Saúde, no bairro San Martin, e entregue a nova sede do Centro de Saúde do Centro, na rua Padre Vieira. 

Vinte e duas unidades de saúde foram reformadas e/ou ampliadas em todas as regiões da cidade. Mais cinco obras estão em andamento. Em breve será inaugurado o Centro de Saúde do Parque Oziel e o Centro de Tratamento de Queimaduras e será lançada a pedra fundamental do Hospital de Câncer. 

Em agosto, a Prefeitura garantiu junto ao governo do Estado, pelo programa Saúde em Ação, R$ 43,2 milhões para construção e reformas de mais 19 unidades de saúde. 

Na área de recursos humanos, foram contratados 1.900 profissionais, todos por concurso e por processo seletivo. Também foram abertos 200 novos leitos e foi criado o Programa Dr. de Plantão.


Crédito: Arquivo PMC
Campinas aplicou 26,02% do orçamento na Saúde em 2014

Volta ao índice de notícias