Estratégia de Campinas de combate ao Aedes será modelo para a RMC

14/12/2015

Autor: -

O modelo para combater a dengue em Campinas será adotado pelos municípios pertencentes à Região Metropolitana. A decisão, por unanimidade, foi tomada na manhã desta segunda-feira, 14 de dezembro, durante a realização da última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento da RMC, do qual o prefeito Jonas Donizette é presidente. O evento aconteceu no The Royal Palm Plaza Hotel. 

Durante o encontro, os prefeitos ratificaram a necessidade de a região unir forças para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da Chikungunya e do Zica Vírus.  

O modelo de Campinas consiste na formação de um grupo intersetorial, chamado de ' Gestor Municipal de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus', para ações integradas de combate ao mosquito, abrangendo as frentes ambiental, social, econômica e cultural. Os trabalhos das diversas secretarias envolvidas acontecem ao mesmo tempo, atendendo a prioridades apontadas pela Saúde e pela “Sala”, coordenada pela secretaria da Chefia de Gabinete do Prefeito. 

“O trabalho intersetorial reduz a burocracia para as ações que precisam ser imediatas. A responsabilidade é do Poder Público, mas é muito importante também trazer a população para o debate. É preciso que cada um faça a sua parte, e o melhor enfrentamento é não deixar o mosquito nascer”, disse Jonas Donizette. 

 

Manifesto 

Na ocasião, entre outros assuntos, os prefeitos aprovaram o texto de um manifesto a respeito das consequências para os municípios da atual crise política vivida no país. Entre os problemas apontados estão a queda do Produto Interno Bruto (PIB), a falta de confiança dos investidores e as “perspectivas sombrias para 2016”, com queda de receitas e aumento de custeios para os municípios. 

“Queremos uma solução para esse impasse político porque as prefeituras são as que mais sofrem as consequências da crise”, disse Jonas.  

 

Evento 

Estiveram presentes ao encontro 17 prefeitos e dois vices-prefeitos da RMC; a diretora executiva da Agência Metropolitana de Campinas (Agencamp), Ester Viana; o subsecretário de Estado para Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; secretariado estadual; e o secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza.

Após a reunião, os prefeitos participaram de um almoço de confraternização.


Crédito: Fernanda Sunega
Jonas, entre Edmur Mesquita e Ester Viana, preside a reunião

Crédito: Fernanda Sunega
Conselho da RMC discutiu dengue e crise política

Crédito: Fernanda Sunega
Carmino de Souza, secretário de Saúde de Campinas, expôs estratégia de combate ao Aedes

Crédito: Fernanda Sunega
Participaram prefeitos da região, Agencamp e secretariado

Volta ao índice de notícias