Prefeito Jonas inaugura centro de Tratamento de Queimaduras de Campinas

18/12/2015

Autor: -

O prefeito Jonas Donizette inaugurou nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ). A unidade está instalada na Santa Casa da cidade e conta, por enquanto, com 12 leitos, Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ambulatório. O equipamento está preparado para chegar a 20 leitos. 

“Campinas não tinha nenhum leito específico para este tipo de tratamento. Agora ganhou este Centro, que é o que existe de mais moderno na área de queimaduras, com padrão internacional”, afirma o prefeito.  

A equipe do centro contará com médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. No local, há também uma unidade de educação para profissionais da saúde e Ensino à Distância, o que é inédito no país. 

A unidade cuidará, ainda, da reinserção dos pacientes na sociedade. Esse trabalho é necessário e delicado porque, muitas vezes, as vítimas de queimaduras apresentam sequelas físicas e psíquicas. 

Os tratamentos do SUS serão custeados pela Prefeitura de Campinas, que utilizará recursos próprios, do Estado e da União. 

 

Funcionamento no início do próximo ano 

O funcionamento CTQ está previsto para o início de 2016, devido à complexidade da unidade. A operação do setor demanda, entre outros requisitos, capacitação de pessoal e teste dos equipamentos. 

A instalação de uma unidade para tratar vítimas de queimaduras em Campinas é considerada estratégica, uma vez que a cidade é uma metrópole, com um aeroporto internacional, cortada por rodovias importantes, com um parque industrial e proximidade com o polo petroquímico de Paulínia. Todos esses aspectos aumentam o risco de ocorrências de casos de queimaduras. 

Atualmente, os pacientes de Campinas são atendidos, principalmente, em Limeira, unidade mais próxima, que fica a cerca de 60 quilômetros. As demais estão a mais de 100 quilômetros de distância, em Bauru, São Paulo ou Ribeirão Preto.  

Campinas registra, pelo menos, entre 70 a 75 vítimas de queimaduras por mês, sendo cinco delas graves. A maioria dos acidentes acontece dentro de casa, na cozinha e no quintal. Nas férias escolares, o volume de ocorrências aumenta. 

O CTQ será coordenado pelo médico Flávio Nadruz Novaes, especialista em cirurgia plástica, formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que coordenou a ala de queimados da Santa Casa de Limeira durante 15 anos. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras por duas vezes, de 2007 a 2011. 

 

Investimentos
A instalação do Centro de Tratamento de Queimaduras é uma luta antiga do prefeito Jonas Donizette que, desde a época em que foi deputado estadual e federal, tenta viabilizar para a cidade um serviço de tratamento desses pacientes. 

Para a implantação da unidade, foram investidos R$ 3 milhões na construção e compra de equipamentos. Os recursos foram viabilizados por meio de uma parceria da Santa Casa de Misericórdia, Sociedade de Abastecimento e Saneamento S/A (Sanasa), Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Aeroporto de Viracopos, Rumo Logística, MRV, Shopping Iguatemi e Bradesco.   

A Prefeitura de Campinas teve importante participação na adesão dos investidores. Todo o processo foi acompanhado pela Secretaria de Saúde.


Crédito: Carlos Bassan
Flávio Novaes, coordenador do CTQ, e prefeito, inauguram a unidade

Crédito: Carlos Bassan
Jonas entusiasma-se com as instalações

Crédito: Carlos Bassan
Instalação do Centro em Campinas é luta antiga do prefeito

Crédito: Carlos Bassan
Unidade começa com 12 leitos e poderá chegar a 20 vagas

Crédito: Carlos Bassan
CTQ foi implantado na Santa Casa de Misericórdia

Volta ao índice de notícias