Voluntariado vai reforçar envolvimento da população contra a dengue

13/01/2016

Autor: -

A Prefeitura de Campinas iniciou nesta terça-feira, 12 de janeiro, mais uma série de mobilizações contra o mosquito Aedes aegypti. A ideia é agregar as ações do poder público com o voluntariado e o apoio dos meios de comunicação. “É de grande importância atrair as pessoas para o combate ao mosquito da dengue. Os prefeitos têm realizado um esforço muito grande na área de saúde pública, mas o envolvimento dos cidadãos é fundamental, pois os criadouros muitas vezes estão dentro das casas”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.  

O anúncio foi feito durante a reunião que definiu o 1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, a ser realizado no dia 30 de janeiro. A convite da EPTV, o encontro contou com o apoio das prefeituras da região de Campinas. 

Antecipadamente ao mutirão regional, Campinas estará realizando, nos dias 23 e 24 de janeiro, uma grande ação de conscientização e de cata-treco que envolverá o voluntariado na Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo (dia 23), e na Vila Costa e Silva (dia 24).  

 

Ação regional 

No dia 30 de janeiro, a Prefeitura de Campinas, em parceria com a EPTV e as prefeituras da região, fará uma mobilização ainda maior, que também contará com ações de voluntariado e envolverá tanto a conscientização da população quanto o recolhimento de materiais que podem servir de criadouros e propiciar o surgimento do mosquito Aedes aegypti. Dentre as entidades voluntárias nas ações contra o mosquito figuram a Apae e os Hospitalhaços, já envolvidos nas ações de saúde pública. 

No encontro, Jonas Donizette informou que a cidade tem realizado ações contínuas em saúde pública para impedir o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito, como a realização de 809 mil visitas a imóveis em Campinas - o que representa mais de uma visita a um mesmo domicílio em menos de um ano -, a contratação de 255 agentes comunitários de saúde, o telamento de mais de 50 mil caixas d'água e o recolhimento de 804 mil toneladas de entulho.  

Também já foi feita a intimação de 5,3 mil proprietários a limpar seus terrenos, a nebulização de 194 mil domicílios, a limpeza de 46 córregos e afluentes, a distribuição de 52 mil revistas educativas a estudantes de Campinas, entre outras atividades.


Crédito: Luiz Granzotto
Prefeito valoriza esforço conjunto contra o mosquito da dengue

Crédito: Luiz Granzotto
Mutirão regional envolverá voluntários e imprensa

Crédito: Luiz Granzotto
Carmino, secretário de Saúde de Campinas, compareceu ao evento

Volta ao índice de notícias