Barão Geraldo recebe ação contra a dengue com apoio de voluntários

25/01/2016

Autor: -

Com o objetivo de reduzir o índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, e diminuir a incidência de casos dessas doenças na cidade de Campinas, o prefeito Jonas Donizette participou de uma ação orientadora e educativa, na Vila Santa Isabel (Barão Geraldo), para combater o mosquito. A primeira-dama, Sandra Ciocci, também participou desta mobilização.

“Esta ação reforça o quanto é importante acabar com o criadouro do mosquito Aedes aegypti. É, portanto, uma luta de toda a cidade e um trabalho que, posteriormente, a população terá que dar continuidade”, destacou o prefeito Jonas Donizette.

Divididos em dez equipes, durante a manhã de sábado, 23 de janeiro, funcionários da Administração municipal, voluntários recrutados pela Defesa Civil e integrantes da Comunidade Santana, composta por moradores do bairro, percorreram aproximadamente 24 quarteirões, para distribuir folhetos educativos e orientar os moradores no sentido de evitar criadouros do mosquito. Dados revelam que 80% dos criadouros estão nas casas das pessoas.

Durante a ação, toda registrada por um drone, os voluntários entregaram 300 cartilhas ‘Todos contra a dengue’, voltadas para crianças, que foram doadas pela Fundação Educar Dpaschoal. Além disso, a Defesa Civil preparou um folheto de checklist para o morador verificar toda semana os possíveis criadouros dentro de casa.

Ao mesmo tempo em que aconteciam as visitas, caminhões da secretaria de Serviços Públicos recolheram objetos deixados pelos moradores na calçada. Durante a semana, os leituristas da Sanasa avisaram os moradores sobre essa ação. Antônio José, que reside na região, fez a parte dele e deixou os objetos separados para serem recolhidos. “É um trabalho bom e importante que a Prefeitura está fazendo por aqui”, elogiou.

A atividade, desencadeada pelo Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Controle da Dengue e outras Arboviroses de Campinas, integrou um Programa Nacional de Mobilização contra as três doenças. Além disso, contou com a participação de representantes da Defesa Civil, da Sanasa e das Secretarias de Saúde, Serviços Públicos e outros setores da administração, e também da Subprefeitura de Barão Geraldo, da Polícia Militar e de voluntários. Segundo dados da Defesa Civil, cerca de 200 pessoas participaram dessa ação.

Crédito: Antonio Oliveira