Vila Costa e Silva recebe ação de combate à dengue neste sábado

29/01/2016

Autor: -

A Prefeitura de Campinas realiza neste sábado, 30 de janeiro, mais uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As atividades serão na Vila Costa e Silva, região Leste de Campinas. 

Entre 8h30 e 11h30, funcionários da administração municipal, voluntários recrutados pela Defesa Civil, da Apae Campinas (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Hospitalhaços e Inimigos do Asfalto percorrerão ruas do bairro para distribuir folhetos educativos e orientar os moradores a evitar criadouros do mosquito.  

Todos os voluntários serão orientados por técnicos da Secretaria de Saúde, que continuarão o trabalho no bairro até o período da tarde.  

Além dessas ações, integrantes da Fundação Educar, da DPaschoal, recolherão pneus deixados na calçada. 

Também a partir das 8h30, mas com previsão de término por volta das 16h, caminhões da Secretaria de Serviços Públicos recolherão objetos deixados pelos moradores nas calçadas – as pessoas estão sendo avisadas sobre a ação por carros de som, pelos leituristas da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A) e por meio de pocket mídia (telefonemas para as casas das pessoas).  

A atividade faz parte de um programa nacional de mobilização contra as três doenças e, em Campinas, foi desencadeada pelo Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Controle da Dengue e outras Arboviroses de Campinas.  

O objetivo é reduzir o índice de infestação do Aedes aegypti e, dessa forma, diminuir o número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito. 

A expectativa é que 1,2 mil imóveis sejam visitados. As equipes farão um relatório da entrega do material educativo para que a Vigilância em Saúde retorne aos que não forem acessados no sábado.

Durante a ação, as crianças receberão livros educativos sobre dengue, doados pela Fundação Educar DPaschoal.  

As atividades contarão com representantes da Defesa Civil, Sanasa e secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Esportes entre outras, além da Polícia Militar e voluntários.  

O ponto de encontro será na Creche Escola Municipal Presidente Arthur Bernardes (Rua dos Aicuxunas, 255, na Vila Costa e Silva).

 

Caminhada

Junto com as ações casa a casa, haverá uma caminhada de conscientização pelas ruas do bairro, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer.  

Um trio elétrico alertará os moradores sobre como evitar criadouros do Aedes aegypti em casa. Levantamento aponta que 80% dos criadouros estão dentro das casas das pessoas.

 

Outras ações

A Prefeitura de Campinas pretende estender os mutirões para todas as regiões da cidade. Um cronograma está sendo elaborado em conjunto com as ações do Estado.

 

Barão Geraldo 

No último sábado, 23 de janeiro, houve uma grande ação na Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo. Durante esta semana, a Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) realizou nebulização costal no bairro.

Na ocasião, a operação cata-treco removeu pelo menos 8 toneladas de material. Já a subprefeitura do distrito, retirou 25 toneladas de entulhos e outros materiais.  

As equipes de saúde trabalharam 536 imóveis no bairro. Outros 291 estavam fechados e nove não autorizaram a entrada dos técnicos.


Crédito: Fernanda Sunega
Ação objetiva visitar 1,2 mil imóveis

Volta ao índice de notícias