Ação contra o Aedes aegypti visitou mais de 1,2 mil casas no Costa e Silva

01/02/2016

Autor: -

A Vila Costa e Silva aderiu à mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. Desde às 7h de sábado, dia 30 de janeiro, voluntários, agentes de saúde, membros da Defesa Civil e da Sanasa, além de servidores da Prefeitura se organizaram para visitar as casas do bairro em um mutirão contra o transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.  

“Foi um grande movimento, um mutirão de cidadania”, disse o prefeito Jonas Donizette, que deu início à grande mobilização. Foram 250 pessoas envolvidas na ação que visitaram 1,2 mil casas do bairro. Foram retirados 20 caminhões de entulho, o que corresponde a 100 toneladas de material.  

“O principal dessa ação é esse contato com os moradores, um chamamento para que todos nós possamos nos unir contra o mosquito. É preciso conscientizar as pessoas desse bairro e toda a cidade que precisamos combater os ambientes de proliferação do mosquito e não permitir que ele venha a nascer. Assim vamos conseguir vencer essas doenças”, disse o prefeito. 

Jonas Donizette lembrou que o mutirão é uma luta do sistema público, mas não exclusivamente. “É uma luta de todas as pessoas, de toda a sociedade”, disse o prefeito. Ele pontuou medidas adotadas em Campinas contra a dengue, chikungunya e zika vírus, entre as quais, a contratação de 500 agentes comunitários de saúde, que já estão em campo desde novembro e reforçam as ações, com visitas casa a casa. Hoje a cidade conta com 755 agentes de saúde.  

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, veio a Campinas para apoiar a mobilização. Ele defendeu que é preciso “ação, comunicação, mas fundamentalmente, o engajamento das pessoas na luta contra o mosquito”. 

O secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, pontuou dois elementos fundamentais no enfrentamento contra o Aedes aegypti: comunicar bem a população sobre o mosquito e dar continuidade nas ações. “O que estamos fazendo como este mutirão precisa ser feito durante todo o ano”, disse.  

A atividade faz parte de um programa nacional de mobilização contra as três doenças e, em Campinas, foi desencadeada pelo Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Controle da Dengue e outras Arboviroses de Campinas. O objetivo é reduzir o índice de infestação do Aedes aegypti e, dessa forma, diminuir o número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito. 

Além da mobilização, conversando com as pessoas do bairro, os voluntários e agentes distribuíram folhetos educativos e orientaram moradores a evitar criadouros do mosquito. Também foi usado um drone, com imagens aéreas para detectar possíveis focos do mosquito.


Crédito: Edivaldo Alves
Prefeito participa da distribuição de panfletos

Crédito: Edivaldo Alves
Mapeamento da ação de sábado

Crédito: Edivaldo Alves
Prefeito cumprimenta voluntários

Crédito: Edivaldo Alves
Bombeiros e Hospitalhaços participam da ação

Crédito: Edivaldo Alves
Imagem feitas por drone contribui na localização de focos do mosquito

Volta ao índice de notícias