Exército reforça ações de combate à dengue em Campinas

04/02/2016

Autor: -

A Prefeitura de Campinas passou a contar a partir desta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, com o reforço de homens da 11ª Brigada do Exército no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o Zika Vírus e a febre chikungunya.

Inicialmente são 45 militares que já trabalharam na manhã desta quinta-feira, no Jardim Santo Antônio, na região Sudoeste da cidade. Eles vão executar ações como busca de pessoas com sintomas da doença, remoção de criadouros, colocação de larvicida em recipientes não removíveis e em atividades de educação, informação e mobilização social.

Este primeiro grupo será dividido em três equipes de 15 que vão atuar às terças, quartas e quintas-feiras, sempre no período da manhã, até o dia 17 de de abril. As equipes passaram por capacitação na manhã da última quarta-feira, dia 3. Os trabalhos ocorrem sempre com a supervisão dos agentes de dengue da Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, no dia 13 de fevereiro, Dia Nacional de Esclarecimento e Motivação da População no Combate ao Mosquito Aedes aegypti, 356 homens desta mesma corporação vão atuar em conjunto com equipes da saúde em bairros das regiões Sul e Sudoeste e em praças da cidade numa grande mobilização planejada pela Prefeitura de Campinas.

E, entre 15 a 18 de fevereiro, outros 150 soldados, também da mesma 11ª Brigada, vão participar de outro mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O reforço do Exército é considerado fundamental pela Secretaria de Saúde, já que os soldados facilitam o acesso aos endereços, contribuindo para sanar uma das dificuldades no combate ao mosquito, que é a recusa da população em receber os agentes.

Crédito: Fernanda Sunega