Mutirão em bairros prepara megaoperação contra 'Aedes aegypti'

12/02/2016

Autor: -

A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas concluiu, nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, um mutirão de limpeza no distrito do Ouro Verde e no Jardim Paranapanema (região sul da cidade), que teve início no dia anterior. As medidas antecipam a megaoperação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, marcada para o sábado, 13 de fevereiro.  

O objetivo principal da operação é mobilizar a população para o cuidado com seus espaços no sentido de manter os ambientes livres de criadouros. A iniciativa, que em Campinas transcorrerá das 8h às 13h, integra o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti

No mutirão destas quinta e sexta, foram removidas do Ouro Verde 85 toneladas de entulho, feita a limpeza de 8km de ruas, guias e sarjetas, e fechados 800 buracos de vias. 

No Paranapanema, foram removidas 1,1 mil toneladas de entulho, tapados 700 buracos de ruas e também realizada a limpeza de 8k de vias, guias e sarjetas. 

Dos serviços também constaram limpeza de córregos; remoção de lixo em pontos considerados “viciados” (onde a população costuma jogar lixo); operação cata-treco (distribuída nas duas áreas, com o emprego de quatro caminhões); tapa-buracos; conservação de áreas verdes e varrição em vias. 

Foram utilizados equipamentos diversos, como tratores-roçadeira, retro- escavadeiras, caminhões basculantes, pá carregadeiras etc. No dia 12, foram disponibilizados 640 trabalhadores divididos nas duas áreas, sendo eles servidores, reeducandos, e terceirizados da empresa Colepav. 

 

Megaoperação

No sábado, das 8h às 13h, a Prefeitura promoverá uma megaoperação de combate ao Aedes aegypti, visando mobilizar a população para eliminar os criadouros do mosquito de suas casas, quintais e empresas. 

Os trabalhos incluem remoção de recipientes que possam acumular água, colocação de larvicida em criadouros não removíveis e busca de pessoas com sintomas sugestivos das doenças descritas acima, além de ações de educação, informação e mobilização social. 

As atividades casa a casa serão direcionadas para bairros das regiões sul, na abrangência do Centro de Saúde Paranapanema, e sudoeste, na área do Centro de Saúde Vista Alegre. A meta é atingir pelo menos 7,7 mil imóveis em 221 quarteirões nos bairros da região Sul - Baronesa, Vila Lemos e parte do Proença e do Ouro Branco -, além do Parque Universitário, Jardim Vista Alegre, Recanto do Sol 1 e 2, Jardim Shangai, Núcleo Novo Sol, Parque União da Vitória e Recanto dos Pássaros, na região sudoeste. 

Também ocorrerão ações educativas na Lagoa do Taquaral e na praça da Catedral, no centro de cidade. 

Além de 150 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, a ação vai contar com o apoio do Exército, que disponibilizará 356 homens da 11ª Brigada de Infantaria Leve. 

A megaoperação é coordenada pela Chefia de Gabinete do Prefeito e pela Secretaria de Saúde, e tem o apoio das secretarias municipais de Educação, de Serviços Públicos, da Defesa Civil e da Sanasa.


Crédito: Carlos Bassan
Mutirão abrange retirada de entulho

Crédito: Carlos Bassan
Limpeza das casas ajuda a eliminar criadouros

Crédito: Carlos Bassan
Serviços Públicos mobilizou quatro caminhões

Volta ao índice de notícias