Dia de combate ao Aedes reúne autoridades e militares em Campinas

15/02/2016

Autor: -

O prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, recebeu no sábado, dia 13 de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin e o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, na megaoperação realizada na cidade pelo Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya. 

Os secretários de Saúde do município, Carmino de Sousa, e do Estado, David Uip também vestiram a camisa e visitaram casas no bairro Taquaral, região leste da cidade, onde ocorreu a cerimônia de abertura das atividades. Ainda participaram do evento outros gestores municipais além de representantes da Câmara de Vereadores, deputados estaduais e federais, prefeitos de cidades da região, profissionais de saúde e a imprensa. 

Trezentos e cinquenta militares do Exército e 150 profissionais de saúde saíram às ruas de bairros nas regiões sudoeste e sul para alertar a população e inviabilizar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Eles distribuíram folhetos em praças no Centro de cidade e em visitas casa a casa. Profissionais da Defesa Civil e da Embrapa participaram da ação dando apoio como serviço de inteligência, no planejamento e execução dos trabalhos. 

“Trata-se de um momento simbólico, onde os três poderes juntos trabalham pela preservação da saúde. A mensagem principal desta ocasião é que o combate ao mosquito se faz todo dia”, disse o prefeito em exercício Henrique Magalhães Teixeira. 

Na cerimônia, o governador Geraldo Alckmin anunciou que o Estado de São Paulo vai pagar R$ 120 reais para cada agente de saúde que atuar aos sábados nos mutirões de combate (R$ 120 por sábado). A meta é mobilizar 30 mil agentes todos os finais de semana em todo estado até abril. 

“Este é um momento que desafia o Brasil e exige a união de todos em defesa da vida, da saúde. Temos que agir com competência e rapidez e o momento é agora, nos meses de chuva e calor, condições que favorecem a proliferação do mosquito. A luta tem que ser imediata”, disse o governador. 

O secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Sousa, enfatizou que Campinas tem feito um trabalho incansável no combate ao mosquito e reforçou a importância da mobilização de todos. Segundo ele, há duas ações prioritárias: cuidar dos doentes e não deixar o mosquito nascer. 

“Este sábado é um dia marcante porque reúne os três poderes e toda sociedade em torno de um assunto prioritário dentro de saúde pública. O trabalho não pode parar. A mobilização tem que ser em todos os dias do ano”, disse o secretário. 

Carmino de Sousa afirmou que as boas evoluções científicas sempre demoram um pouco mais – referindo-se à vacina contra a dengue. Na cerimônia, o governador Geraldo Alckmin informou que no dia 22 de fevereiro a vacina entra na terceira fase de testes.

 

Ações contínuas 

Em Campinas, além das ações diárias contra o Aedes aegypti, estão programados mutirões de combate todos os sábados. Os próximos serão durante as ações do Prefeitura nos Bairros, no dia 20 de fevereiro, no Vida Nova, e no dia 27 no Parque Via Norte. Homens do Exército vão atuar durante a semana, às terças, quartas e quintas-feiras e aos finais semana em mutirões específicos.

 

Balanço 

No sábado, dia 13, foram visitados 7.160 endereços em bairros das regiões Sul e Sudoeste.


Crédito: Antonio de Oliveira
Vice-prefeito enfatiza união dos poderes para combater o Aedes

Crédito: Antonio de Oliveira
Governador quer mobilizar 30 mil agentes nos finais de semana

Crédito: Antonio de Oliveira
Carmino de Souza: trabalho incansável de combate ao mosquito

Crédito: Antonio de Oliveira
Autoridades participam do trabalho em residência no bairro Taquaral

Volta ao índice de notícias