Campinas apresenta novo balanço de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

04/03/2016

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas informou nesta sexta-feira, dia 4 de março, que foi confirmado na cidade um caso de zika vírus em uma gestante. A mulher, de 30 anos, está na 17ª semana de gestação e, até o momento, não foi diagnosticada microcefalia no bebê. Ela mora na região Norte, na divisa com Sumaré. 

Trata-se do primeiro caso confirmado da doença em grávida contraído na própria cidade (chamado caso autóctone). A mulher está sendo acompanhada pelas equipes de saúde e passa bem. A assistência será durante toda a gestação, até o nascimento do bebê, que também será acompanhado. 

A Secretaria de Saúde já desencadeou todas as medidas preconizadas pelas autoridades sanitárias na área de residência da jovem. Os trabalhos incluíram busca ativa de pessoas com sintomas de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, controle de criadouros (com telagem de caixas d´água), orientação casa a casa quanto à prevenção destas doenças e do controle do mosquito e aplicação de larvicida nos criadouros não removíveis. 

Um outro caso, de um homem de 20 anos, foi confirmado no município como caso autóctone de zika vírus em 2015. Portanto, agora há dois casos autóctones confirmados de zika vírus em Campinas, um de 2015 e outro de 2016. O caso evoluiu bem, sem complicações.

 

Dengue 

A Secretaria também informou nesta sexta-feira (4) que, até o momento, há 82 casos confirmados de dengue em janeiro de 2016 e 33 em fevereiro. Em 2015, foram 1.462 casos em janeiro e 6.906 em fevereiro.

 

Ações 

A Prefeitura de Campinas tem mantido um trabalho diário de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o zika vírus e a chikungunya. As ações são intersetoriais envolvendo, além da Secretaria de Saúde, várias secretarias e autarquias municipais sob comando da Chefia de Gabinete do prefeito. Os trabalhos incluem ações de mobilização da sociedade. 

Neste sábado, 5, acontecem dois mutirões contra o Aedes aegypti em Campinas, um nos bairros Jardim das Bandeiras, São José, San Diego, Santa Rita de Cássia e Jardim do Lago, na região Sul, e outro no bairro Bosque de Barão, no distrito de Barão Geraldo. Ainda haverá neste sábado telagem de caixas d´água no CDHU do San Martin e capacitação de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento do (UPA) do Anchieta sobre doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A capacitação será no Teatro do Anchieta (ao lado da Subprefeitura), a partir das 8h30.

Volta ao índice de notícias