Barão Geraldo recebe megaoperação contra o mosquito Aedes aegypti

11/03/2016

Autor: -

A Prefeitura de Campinas promove neste sábado, 12 de março, até as 13h, na região de Barão Geraldo, uma megaoperação contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya. A ação vai envolver mais de 300 pessoas e terá várias frentes de trabalho.

 

CDHU-E

Na abrangência do Centro de Saúde (CS) Cássio Raposo do Amaral a atividade será de educação e mobilização da comunidade. Os trabalhos serão desenvolvidos por agentes comunitários de saúde em parceria com leituristas da Sanasa.  

Equipes vão percorrer casas nos bairros CDHU-E e Vale do Sol entre 9h e 11h30 para informar a população sobre a necessidade de dispor de forma correta os resíduos e de eliminar criadouros para evitar a infestação do mosquito. Serão distribuídos materiais informativos e haverá plantio de mudas de árvores numa área entre o CDHU e a Fundação Casa. 

Para preparar o local para a ação, a Prefeitura promoveu operação cata-treco e telou caixas d´água. Nesta sexta-feira, a Administração Regional (AR) 4 atuou na remoção de entulho e na limpeza de bocas de lobo.

 

São Marcos 

Na área do CS São Marcos, entre 7h30 e 13h30, agentes comunitários de saúde e supervisores de controle ambiental vão atuar nos bairros São Marcos, Vila Esperança e Jardim Campineiro. A meta é visitar 3.800 imóveis para orientar moradores. 

Técnicos vão aplicar larvicida em recipientes que não possam ser removidos. Serão utilizados cinco caminhões para a remoção de pequenos criadouros, que devem ser colocados nas calçadas.

 

Jardim Aurélia e Santa Mônica 

Nos CSs de Barão Geraldo, do Jardim Aurélia e do Santa Mônica, equipes de saúde também vão atuar promovendo ações de mobilização da comunidade nos bairros Cidade Universitária, Proost de Souza e Jardim Santa Mônica. 

A megaoperação é coordenada pela Secretaria de Chefia de Gabinete e Secretaria de Saúde e ocorre em parceria com a Defesa Civil, Sanasa e Secretarias Municipais de Comunicação; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Administração Regional 4 (AR-4). A atividade conta com apoio da Rádio Educativa.


Crédito: Fernanda Sunega
Ação vai envolver mais de 300 pessoas

Volta ao índice de notícias