Ações no Largo do Rosário marcam Dia Mundial do Rim em Campinas

11/03/2016

Autor: -

O Dia Mundial do Rim, comemorado na última quinta-feira, dia 10 de março, foi marcado em Campinas por uma série de atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção da doença renal crônica. O tema da campanha deste ano foi “A prevenção da doença renal começa na infância". 

Mais de 250 pais e alunos das escolas municipais de Campinas passaram pelo Largo do Rosário e receberam atendimento gratuito. A ação foi promovida pela Clínica Humânitas, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. 

As atividades foram realizadas pelas equipes voluntárias multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos. Estes profissionais estiveram à disposição da comunidade para esclarecer dúvidas sobre a doença renal. Além disso, foram disponibilizados os serviços de aferição de pressão arterial, exames de urina tipo 1 e testes de diabetes. 

Pessoas com sinais da doença foram encaminhadas para tratamento multidisciplinar especializado na rede pública de saúde.

 

Prevenção 

De acordo com as dicas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), algumas medidas podem prevenir o aparecimento de doenças renais, entre elas controlar a dieta e evitar o excesso de sal, proteína de origem animal e gorduras. A SBN também aconselha o combate à obesidade, fazer exercícios regularmente, não fumar, além de controlar a pressão arterial e o diabetes.

 

Hipertensão e Diabetes 

A doença renal crônica é uma das principais consequências do tratamento inadequado da hipertensão arterial e da diabetes, elevando o risco de morte prematura por doença cardiovascular em mais de dez vezes, segundo informa a Coordenação de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde. 

Segundo o órgão, toda pessoa que é portadora de hipertensão ou diabetes deverá realizar, no mínimo uma vez por ano, avaliação da função renal, que é um exame de sangue com dosagem da creatinina e exame de urina para detectar presença de albumina. 

O tratamento da doença renal deve manter as medidas de controle de glicemia e hipertensão, acrescentar medicamentos de proteção renal, cuidar do estado nutricional e evitar o uso de qualquer medicamento tóxico para os rins, em especial os anti-inflamatórios.


Crédito: Fernanda Sunega
Cuidando da pressão arterial

Crédito: Fernanda Sunega
Atenção à glicemia

Crédito: Fernanda Sunega
Toda vigilância

Crédito: Fernanda Sunega
Família precavida

Volta ao índice de notícias