Ceasa e Secretaria de Saúde de Campinas promovem ação contra dengue

17/03/2016

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas, representada pela Visa Norte (Vigilância à Saúde) e o Departamento de Serviços Gerais da Ceasa Campinas realizaram, na manhã desta quinta-feira, dia 17 de março, uma ação de busca e controle de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

O trabalho contou com mais de 20 agentes, funcionários da Visa Norte, Ceprocramp, Centro Médico, Ceasa Campinas e Alternativa. Na primeira etapa da ação, os agentes buscaram e retiraram quaisquer possíveis focos de criadouros do mosquito, em toda a ala norte da Ceasa, incluindo o prédio administrativo, estacionamento, bancos e o centro médico. 

A Secretaria de Saúde de Campinas trabalha com a divisão do município em cinco distritos, cada um com sua equipe de vigilância à saúde, que atua juntamente com os postos de saúde dos bairros. A Ceasa Campinas pertence ao distrito norte, que cobre todo o eixo Dom Pedro e o distrito de Barão Geraldo. 

Segundo o supervisor e agente de controle da Visa Norte, Marcelo Lopes Soler, atualmente a população está mais consciente dos perigos representados pelo Aedes aegypti e tem ajudado a evitar qualquer possível criadouro do mosquito. Ele alerta, porém, que o maior foco que a Visa Norte tem encontrado, e tentado combater, são as caixas d’água. 

A gente entende que a caixa d’água é um dos principais criadouros. Por ser de difícil acesso, não é sempre que o munícipe verifica se a caixa possui trincas, se a tampa está bem colocada ou mesmo se está necessitando de limpeza”, explica Soler. 

A Visa Norte vem fazendo o telamento das caixas d’água em todos os bairros do seu âmbito de atuação. A equipe já realizou a ação em várias casas do distrito norte e, como resultado, o número de casos diminuiu visivelmente.  

A Secretaria de Saúde forneceu as telas para a Ceasa Campinas, que se comprometeu a efetuar a instalação em todas as caixas d'água que a empresa possui. Marcelo Soler ainda ressalta que a tela de proteção não precisa ser instalada nas caixas rosqueáveis, porém deve ser instalada no ladrão da mesma. 

A tela de proteção para caixa d’água é fornecida e instalada, gratuitamente, pela prefeitura de Campinas, através do programa de prevenção. O munícipe precisa apenas procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, efetuar um cadastro e solicitar o serviço.


Crédito: Divulgação Ceasa
Trabalho incluiu retirada de lixo

Crédito: Divulgação Ceasa
Agentes fizeram busca de criadouros

Volta ao índice de notícias