Vigilância em Saúde orienta sobre compra e manuseio de pescados

23/03/2016

Autor: -

Com a aproximação da Semana Santa, o consumo de pescado aumenta. Sendo assim, a Vigilância em Saúde de Campinas, por meio do Grupo Estratégico de Vigilância de Alimentos, destaca algumas orientações importantes para o consumidor fazer a compra de forma segura, dentro dos padrões de higiene, e evitar complicações de saúde por infecção alimentar. 

De acordo com a Vigilância, o consumidor deve dar preferência ao pescado fresco. O peixe deverá ser exposto à venda em balcão refrigerado (não apenas o contato superficial), durante todo o período de comercialização. Em cartilha elaborada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, aconselha-se que haja relação de 1,5 quilo de gelo para cada quilo de pescado. 

No caso de pescado embalado, o consumidor deve verificar se existem informações sobre o tipo, estabelecimento de origem, peso líquido, data de embalagem, prazo de validade, forma de conservação e informação nutricional. 

O pescado (fresco ou congelado) deve ser adquirido no final das compras. Isso manterá sua temperatura por mais tempo e garantirá a conservação da qualidade do produto.

 

Dicas para evitar o risco de contaminação  

- Higiene geral do estabelecimento: verificar se os utensílios, como a faca de corte, mesas de manipulação, equipamentos de exposição do produto, piso e paredes encontram-se limpos. Os manipuladores devem utilizar uniformes e ter as mãos limpas; 

- Observar se o alimento encontra-se adequadamente disposto em camada de gelo ou sob refrigeração. A temperatura controlada é imprescindível para evitar a deterioração do pescado e o desenvolvimento de microrganismos patogênicos; 

-No caso de pescado seco, observar se o produto está mantido em local limpo e protegido, sem poeira e insetos. Observar ausência de mofo, ovos, larvas de moscas, manchas escuras/avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.

 

Cuidados ao comprar 

- Peixes 

Devem estar com a superfície do corpo limpa, com brilho metálico. Os olhos transparentes, brilhantes e salientes, ocupando completamente as órbitas. As guelras devem ser róseas/vermelhas, úmidas e brilhantes. Já as escamas, brilhantes e bem aderidas à pele. O cheiro deve ser o específico, lembrando o das plantas marinhas.  

- Crustáceos 

A coloração deve ser comum à espécie, corpo em curvatura normal e o aspecto úmido/brilhante. 

- Moluscos (mariscos) 

Devem ser expostos à venda vivos, apresentando cheiro agradável e pronunciado.  

- Polvos e lulas 

Devem ter carne consistente e elástica. Olhos vivos, salientes nas órbitas, pele lisa e úmida.  

 

Mas os cuidados não param por aí. É igualmente importante que alguns cuidados sejam tomados pelos consumidores após a compra. Os principais são: 

- Não recongelar pescado que já foi descongelado. Apenas o pescado já cozido e preparado pode ser congelado mais uma vez; 

- Evitar congelar peixes com vísceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem a cabeça; 

- Não colocar diferentes espécies de pescado em um mesmo recipiente; 

- Envolver o pescado em frascos/filmes plásticos/sacos de primeiro uso e apropriados para contato com alimentos; 

- Nunca realizar o descongelamento do pescado à temperatura ambiente: fazê-lo sob refrigeração ou no microondas (use a opção “descongelar” do equipamento para garantir descongelamento uniforme); 

- Nunca mantenha os pescados na temperatura ambiente; 

- Não utilize produto vencido; 

- No caso de pescados salgados, não realize dessalga sob temperatura ambiente. Siga as orientações dos fabricantes ou utilize água potável em refrigeração ou água sob fervura; 

- Realize um tratamento térmico adequado no produto (cozimento/fritura/assadura/grelhagem).

 

Vantagens Nutricionais 

O pescado é considerado um alimento de grande valor nutricional que possui proteínas de alto valor biológico e de alta digestibilidade, contendo todos os aminoácidos essenciais ao desenvolvimento do organismo humano.  

Além disso, é um alimento que possui ácidos graxos poliinsaturados, como o ômega 3, que auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares.  

A existência de outros nutrientes necessários à saúde, como os minerais (Iodo, Zinco e Magnésio) e as vitaminas (B1, B2 e D), faz com que o pescado seja um alimento cujo consumo regular traz diversos benefícios à saúde.

Volta ao índice de notícias