Prefeitura amplia rede de especialidades com entrega da Policlínica I

13/04/2016

Autor: -

A Prefeitura de Campinas entregou oficialmente na manhã desta quarta-feira, 13 de abril, as instalações da Policlínica I, no Jardim Guanabara, que, junto com as Policlínicas II e III, passa a integrar a rede de especialidades do município. 

Participaram da solenidade o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, e o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira. Profissionais da Secretaria de Saúde também estiveram presentes.  

Com esta unidade, a Prefeitura amplia o acesso, passando a ter três policlínicas de especialidades, qualificando o atendimento para a população e melhorando as condições de trabalho da equipe. As outras unidades ficam no Centro, na Avenida Campos Sales, e ao lado do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, na Avenida Faria Lima.  

Jonas Donizette destacou que a rede pública municipal de saúde faz 4 milhões de atendimentos por ano e desde o início da gestão, em 2013, cerca de 2.200 profissionais da saúde foram chamados por concurso público. “Estamos avançando na recuperação e na entrega de novas unidades de saúde. Plantamos sementes que estamos colhendo agora”, disse o prefeito. 

“Olhamos com muita atenção para a saúde básica, mas ter uma unidade de especialidades é muito significativo, porque não é fácil. É uma conquista importante. Agradecemos aos profissionais de saúde da rede pela dedicação e pelo trabalho que vêm desempenhando”, disse o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza. 

Na Policlínica I trabalham cerca de 50 profissionais e são atendidas entre 150 e 200 pessoas por dia. Com a inauguração desta unidade, a Secretaria Municipal de Saúde passou a contar com o primeiro serviço próprio de urologia (parte urinária e próstata). Antes, este tipo de atendimento era oferecido pelo município somente nos hospitais Ouro Verde e no Mário Gatti.  

“As boas notícias na área da saúde têm sido contínuas em Campinas, mesmo num período difícil pelo qual o Brasil passa”, disse o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.  

Outros serviços, como biópsia de próstata, também serão disponibilizados na unidade. Também são feitos atendimentos na área da saúde da mulher, como planejamento familiar, exames de mamografia e ultrassom, além de procedimentos para diagnóstico de câncer de mama, de tireóide e de pele. 

A Policlínica I tem especialistas nas áreas de proctologia (intestino), gastroenterologia (estômago e parte digestiva), urologia (parte urinária e próstata) e nefrologia (rim). No local também são feitas pequenas cirurgias. 

A unidade funciona na Rua Cônego Nery, 157, Guanabara, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Os pacientes são encaminhados dos centros de saúde e de outras unidades, não sendo um serviço de porta aberta. 

A Policlínica I funcionou nos anos 1990 nas dependências de onde hoje funciona o Centro de Saúde Faria Lima. Ainda nos anos 1990, foi desativada e os serviços passaram a ser realizados nas Policlínicas II e III.


Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito cumprimenta usuários da Policlínica I

Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito fala em evento de entrega

Crédito: Fernanda Sunega
Carmino de Souza fala dos trabalhos na Saúde

Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito visita área para mamografias

Crédito: Fernanda Sunega
Fachada da Policlínica I, no Guanabara

Volta ao índice de notícias